01/03/2012 - 03h30
A empresa estatal de energia elétrica, Eletronorte, vai realizar um grande investimento na área de pesquisa e desenvolvimento e escolheu Araraquara para instalar o empreendimento. O anúncio foi feito em Brasília, nessa quarta-feira (29), durante reunião entre o prefeito Marcelo Barbieri, o senador Valdir Raupp (presidente nacional do PMDB) e o diretor de operação da Eletronorte, Wady Charone.
De acordo com o prefeito Marcelo, a empresa projeta construir um Centro Tecnológico e optou por Araraquara devido a sua localização estratégica e também porque a Eletronorte já possui uma base de operação na cidade em função da Subestação de Energia, que está em fase de construção.
“A Eletronorte já possui o projeto e tem pressa em dar início ao empreendimento. Só falta agora definir a área. A Prefeitura está disposta a ceder o terreno e forma de comodato e assim que toda a documentação estiver assinada serão divulgados os detalhes do projeto”, afirmou o prefeito.
Ainda esta semana, representantes da Eletronorte deverão visitar a cidade para analisar os possíveis locais sugeridos pelo prefeito, que ficam no Parque Planalto e na região do bairro Altos de Pinheiros. O terreno solicitado pela empresa deve ter, pelo menos, 10 hectares.
O projeto é inovador e envolve pesquisas na área de energia elétrica, buscando desenvolver o setor de ciência e tecnologia do País. Os detalhes e o custo do empreendimento não foram divulgados pela empresa.
“Temos todo interesse em trazer esse empreendimento para Araraquara, já que o projeto apresenta uma forte perspectiva de desenvolvimento tecnológico e empresarial da cidade, além de geração de emprego”, avaliou o prefeito Marcelo.
O início da construção do Centro de Tecnologia deve ocorrer nos próximos meses. Também participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, e o coordenador do Programa de Operação e Manutenção da Eletronorte, Winter Coelho.