Prefeitura lança programação em homenagem às mulheres

03/03/2012 - 02h38

Entre os eventos especiais que acontecem no mês de março, destaque para a inauguração da Gota de Leite
Uma reunião entre o prefeito Marcelo Barbieri e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Edna Martins, marcou o lançamento oficial da programação especial em homenagem ao mês das mulheres. Também participou da reunião o vereador Fernando César Câmara, o Galo. Na programação do mês de março, intitulada “Mulheres construindo Araraquara”, contam diversas atividades que buscam reconhecer o importante papel que as mulheres desempenham no desenvolvimento de Araraquara, com eventos voltados para o debate sobre cooperativismo, economia solidária e empreendedorismo.
As rodas de conversa - que serão realizadas em todas as regiões da cidade - devem promover um debate democrático, colhendo opiniões e ideias, discutindo e aprofundando os principais problemas que atingem o cotidiano das mulheres. Todo este processo amplo de discussão irá contribuir decisivamente na confecção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. O plano deve delimitar e normatizar o campo de ação do Poder Público, promovendo uma melhoria na qualidade de vida de toda a população.
Em parceria com o SEBRAE-SP, várias palestras serão realizadas, visando promover a qualificação e o estímulo a iniciativas que possibilitem a conquista da autonomia financeira das participantes.
O dia 08 de março será marcado pela inauguração da Maternidade Gota de Leite. De acordo com o prefeito Marcelo, este acontecimento irá contribuir no avanço da humanização do parto e da ampliação da qualidade do atendimento da rede pública de saúde às gestantes e seus filhos recém-nascidos.
Durante o mês será implementada a Ficha de Notificação Compulsória do Protocolo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, que deve proporcionar melhoramentos no acolhimento, atendimento e encaminhamento dos casos que chegam à rede pública no município. A iniciativa permite dimensionar a magnitude dos casos de violência contra a mulher atendidos no município, caracterizar as circunstâncias da violência, o perfil das vítimas e dos agressores, contribuindo com a compilação de dados úteis para o desenvolvimento das políticas que visam ao enfrentamento dessa questão.
Por fim, o tema do cooperativismo deve atravessar toda a programação. Edna lembrou que atualmente o Conselho da Mulher apoia a iniciativa de mulheres costureiras que constituem o processo de ampliação da Costuara. A parceria foi firmada após o lançamento de campanha em todo o Estado de São Paulo, que prevê a substituição do uso das sacolas plásticas pelas reutilizáveis.
Também, o mês de março marca uma parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, ONG Cedro Mulher, do Sebrae-SP, da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, do Centro de Referência da Mulher e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
Ainda, a Secretaria Municipal da Cultura apresenta as exposições “O Olhar do artista sobre a mulher” e “O olhar da mulher artista”, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. Às segundas-feiras, sempre às 20 horas, durante todo o mês, a Secretaria da Cultura junto ao Centro de Referência Afro, apresenta o “Cinema em Série”, com filmes relativos à temática das “mulheres”.
Toda a programação é gratuita.

Conferência
Durante a reunião, a presidente do conselho entregou ao prefeito o relatório final da III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em 2011.
O relatório entregue é composto por itens, como: lista das conferencistas participantes e das delegadas titulares e suplentes, o Decreto da Conferência Municipal, o Regimento Municipal, a composição da coordenação da conferência, registros fotográficos, e o relatório final das propostas.
A Conferência – realizada pelo Centro de Referência da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Araraquara – teve como objetivo aprovar uma plataforma de políticas públicas para as mulheres como base para a elaboração do plano municipal, e também a perspectiva da criação e fortalecimento dos organismos de políticas para mulheres.
O evento contou, na abertura, com a apresentação de uma pesquisa que abordou os desafios das mulheres no século XXI e, depois, apresentou o resultado de uma ampla pesquisa realizada em Araraquara com as mulheres, orientando os cinco eixos de debate: Cuidando de si, cuidando do outro, Participando da comunidade, Enfrentando o mundo de trabalho, Enfrentando a violência de cada dia.
O relatório de propostas entregue ao prefeito é composto pelos seguintes eixos: Economia, Educação, Saúde, Violência, Participação nos espaços de poder, Desenvolvimento Sustentável, Direito à terra (moradia); Cultura, comunicação e mídia; Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; Enfrentamento das desigualdades geracionais (jovens e idosas); e Outros.