Telecentros já atingem 33 mil usuários por mês na cidade Telecentros já atingem 33 mil usuários por mês na cidade

Pessoas de todas as idades se utilizam deste serviço gratuito de internet, oferecido desde 2009 pela Prefeitura

03/03/2012 - 02h52

Cerca de 1.100 usuários passam de segunda a sexta-feira pelos 14 Telecentros Comunitários de Araraquara, ou 33 mil por mês, para utilizar o serviço gratuito de internet banda larga oferecido pelo governo do prefeito Marcelo Barbieri desde 2009.
Atualmente já são 140 computadores à disposição na cidade. “Investir em tecnologia é fundamental para garantir o desenvolvimento de um município. Além de investir na modernização dos serviços públicos, também trabalhamos para que a população possa ser diretamente beneficiada com o acesso gratuito à internet. O Programa Internet Para Todos e os telecentros são uma forma de promover a inclusão digital e social dos moradores de Araraquara”, avalia o prefeito Marcelo. 
Cada Telecentro possui dez terminais de computador com acesso à internet, servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia data show e câmera para monitoramento remoto. Os terminais de computador têm capacidade para receber também o serviço de transmissão de sinal televisivo via net, o que permite acesso a programas educativos.
Independentemente de idade, grau de instrução ou condição socioeconômica, os usuários utilizam os Telecentros também por outros motivos, como os de relacionamentos pessoais, os sites que oferecem concursos públicos e os de pesquisas estudantis, como complemento de trabalhos de escola. 
Para o secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, desde que estes serviços foram implantados, Araraquara passa por uma “verdadeira revolução digital, graças à visão moderna e social do prefeito Marcelo”.  
“A entrega de um Telecentro Comunitário a praticamente cada dois meses nos últimos três anos em Araraquara é o resultado de um trabalho sério e comprometido deste governo”, ressalta Zaccarelli.

Uso geral
O coordenador de Telecentros da Prefeitura, Pedro Antonio Castro, diz ser comum ver nestes locais muitos jovens, inclusive quem cursa ou já concluiu o curso superior, e pessoas que já passaram pela rede escolar. “Mas a fácil adaptação aos teclados e a inserção na rede das pessoas mais velhas é impressionante”, relata Pedro Castro.
O coordenador acrescenta que os postos de Telecentro também imprimem documentos, como a 2ª via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e faz a pré-inscrição ao Internet Para Todos, outro programa gratuito de internet oferecido pela atual administração municipal. 
“É muito importante contar com esta ferramenta, principalmente para a minha filha, que é estudante”, diz a dona de casa Sueli Correia da Silva, moradora próxima ao Telecentro do setor IV do Selmi Dei.
Também o metalúrgico Paulo Roberto de Oliveira, pai de duas filhas, elogia este serviço entregue pelo prefeito Marcelo. “É ótimo para as meninas nos seus estudos”, resume. 

Parceria
A instalação de Telecentros Comunitários é resultado de uma parceria firmada pela Prefeitura com o Ministério das Comunicações.  Hoje, a cidade já possui unidades nos seguintes bairros: Yolanda Ópice, Jardim das Hortênsias, Victório De Santi, Vale do Sol, Cecap, Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand e sede da ONG Fonte (ambos na Vila Xavier), Terminal Rodoviário de Passageiros (Jardim Nova Época) e duas no Jardim Roberto Selmi Dei. 
Também foram instalados três Telecentros na região central: na Biblioteca Municipal ‘Mário de Andrade’, Centro Afro e sede da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, além de um no Distrito de Bueno de Andrada. 
Araraquara conta ainda com o Telecentro Verde, instalado no CEC – Centro de Educação Complementar Aléscio dos Santos -, no Jardim Pinheiros, este proveniente de um convênio da Prefeitura com o Ministério da Ciência e Tecnologia.