Superliga Feminina 11/12: De virada, Usiminas/Minas vence o Mackenzie/Cia do Terno

Ponteira cubana Herrera foi o destaque da partida, com 25 pontos

06/03/2012 - 02h40

Usiminas/Minas (MG) e Mackenzie/Cia do Terno (MG) entraram em quadra, nesta segunda-feira (5), já classificados para as quartas de final da Superliga feminina de vôlei 11/12, mas em busca de uma melhor colocação na tabela. E quem levou a melhor no duelo mineiro foi a Usiminas/Minas que superou, de virada, o rival regional por 3 sets a 2 (23/25, 25/15, 26/24, 20/25 e 15/13), em 2h14 de jogo, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). 
Com o resultado, a equipe da casa alcançou 40 pontos (15 vitórias e seis derrotas) e assumiu a quarta colocação na tabela. O Mackenzie/Cia do Terno aparece na sexta posição, com 31 pontos (11 resultados positivos e 10 negativos). 
A cubana Herrera, da Usiminas/Minas, foi o destaque da partida e saiu de quadra com o troféu VivaVôlei. A atacante ainda foi a maior pontuadora do confronto, com 25 acertos (23 de ataque e dois de saque). Companheira de equipe de Herrera, a oposto cubana Daymi também brilhou ao marcar 21 pontos (18 de ataque e três de bloqueio). 
"Estávamos preparadas para a partida. Sabemos que elas têm um bom time, além de serem um rival tradicional do nosso grupo. Foi um grande jogo", disse Herrera. 
Assim como Herrera, o treinador da Usiminas/Minas, Jarbas Soares, também fez questão de comentar o fato das duas equipes se conhecerem muito bem. "A rivalidade dá outro tom ao jogo, mas a equipe vai amadurecendo com estas situações, principalmente pensando nas etapas futuras", afirmou Jarbas Soares. 
Pelo lado do Mackenzie/Cia do Terno, a oposto Ingrid foi um dos destaques da equipe, com 22 pontos. Mesmo com a derrota, a atleta enalteceu a atuação do seu grupo. 
"Fizemos um grande jogo. Elas têm um ataque experiente e isso acabou prevalecendo no final", explicou a jogadora. 
Já o treinador do Mackenzie/Cia do Terno, Ricardo Picinin, lamentou a alternância da sua equipe ao longo do jogo, mas parabenizou o time pela atuação. "Fizemos um bom jogo, contra uma equipe de qualidade e o ponto conquistado foi importante para a nossa briga pela classificação", concluiu Picinin. 
As duas equipes voltarão à quadra, às 21h, da próxima SEXTA-FEIRA (9.03), no encerramento do returno. A Usiminas/Minas jogará com o Rio do Sul (SC), no ginásio Artenir Werner, em Rio do Sul (SC). Já o Mackenzie/Cia do Terno receberá o Pinheiros (SP), no ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte (MG). 

O jogo

A cubana Daymi, da Usiminas/Minas, conseguiu um belo bloqueio sobre um ataque da oposto Ingrid e abriu o placar para as donas da casa. Com um bom volume de jogo, a Usiminas/Minas tinha a vantagem de dois pontos na primeira parada técnica (8/6). O bloqueio do Mackenzie/Cia do Terno começou a funcionar e as visitantes viraram o placar (10/9). O final do set foi marcado pelo equilíbrio. O Mackenzie/Cia do Terno segurou uma reação da Usiminas/Minas e fechou o primeiro set por 25/23.
Assim como na primeira parcial, a Usiminas/Minas começou bem o set e abriu dois (8/6). O ataque das donas da casa era eficiente e a diferença no placar subiu para cinco (12/7). As cubanas Herrera e Daymi se destacaram na parcial e ajudaram a Usiminas/Minas a vencer o segundo set por 25/15, em um ponto de contra-ataque da ponteira Mari Paraíba. 
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. As duas equipes se alternavam na liderança do placar. Com um ace da central Natasha, a Usiminas/Minas abriu dois (13/11). Depois de um belo rally, o Mackenzie/Cia do Terno empatou o marcador (17/17). A Usiminas/Minas se aproveitou dos erros das visitantes no final da parcial e fechou o terceiro set por 26/24. 
O Mackenzie/Cia do Terno veio para o quarto set disposto a mudar a história do jogo. Com bons saques e bloqueios, as visitantes abriram cinco (8/3). O volume de jogo da Usiminas/Minas voltou a funcionar e as donas da casa encostaram no marcador (10/8).
No entanto, o bloqueio do Mackenzie/Cia do Terno incomodava as donas da casa. Desta forma, as visitantes aumentaram a vantagem para quatro pontos (19/15). Com um ponto de contra-ataque da ponteira Gabi, o Mackenzie/Cia do Terno fechou o quarto set por 25/20. 
O equilíbrio foi a tônica do quinto set. A central Natasha conseguiu um bloqueio sobre um ataque da oposto Ingrid e a Usiminas/Minas abriu dois (6/4). O Mackenzie/Cia do Terno encostou no marcador, mas a Usiminas/Minas segurou a diferença e fechou o set por 15/13 e o jogo por 3 sets a 2. 

EQUIPES

USIMINAS/MINAS - Claudinha, Daymi, Herrera, Mari Paraíba, Fê Isis e Natasha. Líbero - Tássia

Entrou - Carol 

Técnico - Jarbas Soares 

MACKENZIE/CIA DO TERNO - Priscila Heldes, Ingrid, Thaís, Gabi, Letícia e Lara. Líbero: Sophia

Entraram - Luciane, Nathália, Priscila Daroit e Samanta

Técnico - Ricardo Picinin

SUPERLIGA FEMININA 11/12

DÉCIMA RODADA DO RETURNO

05.03 (SEGUNDA-FEIRA) - Usiminas/Minas 3 x 2 Mackenzie/Cia do Terno (23/25, 25/15, 26/24, 20/25 e 15/13), em 2h14 de jogo, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). 

MAIOR PONTUADORA: Herrera (Usiminas/Minas), com 25 pontos 

TROFÉU VIVAVÔLEI: Herrera (Usiminas/Minas)

06.03 (TERÇA-FEIRA) - Sollys/Nestlé x Sesi-SP, às 20h, no José Liberatti, em Osasco (SP)

06.03 (TERÇA-FEIRA) - Pinheiros x São Caetano, às 20h, Henrique Villaboim, em São Paulo (SP)

06.03 (TERÇA-FEIRA) - Macaé Sports x Rio o Sul, às 20h, Juquinha, em Macaé (RJ)

06.03 (TERÇA-FEIRA) - Banana Boat/Praia Clube x BMG/São Bernardo, às 20h, no Praia Clube, em Uberlândia (MG)

06.03 (TERÇA-FEIRA) - Vôlei Futuro x Unilever, às 21h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) SPORTV