Prefeito Marcelo entrega Gota de Leite nesta 5ª feira

Instituição surgiu em 1916, como resultado de um movimento com o lema Doe uma gota de leite para o bebê que não tem onde mamar

06/03/2012 - 03h05

O prefeito Marcelo Barbieri conferiu, na manhã dessa segunda-feira (5), os últimos detalhes das obras de reforma e ampliação do prédio da Gota de Leite, que fica anexo ao novo pavimento da própria Maternidade, cuja construção já foi concluída. A solenidade de entrega da nova Gota ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 10h. 
Durante a vistoria, acompanhado do presidente da FunGota-Araraquara (Fundação que irá dirigir a Gota de Leite), médico Anuar Lauar, e de outros integrantes do governo, o prefeito conferiu e percorreu todas as alas da Maternidade. 
Já foram instaladas também as câmeras de monitoramento e o prédio todo agora irá passar pelo processo de limpeza, antes de ser entregue à população. O edital de contratação dos novos funcionários da Maternidade será divulgado esta semana. 
Segundo o prefeito Marcelo, além da proposta da humanização do parto, a nova Gota de Leite visa diminuir os índices de mortalidade infantil em Araraquara e transformar a Maternidade em um hospital modelo, como referência regional via SUS – Sistema Único de Saúde.

História de quase um século

A história da Gota de Leite teve início em 1916, como consequência de um movimento humanístico, idealista e de prestação de serviço, que visava reduzir a alta mortalidade de recém-nascidos. 
Os bebês, cujas mães não tinham leite suficiente para amamentá-los, acabavam morrendo ou cresciam com uma distrofia acentuada, o que, em muitos casos, também levava à morte.
Foi diante desse cenário que foi lançada a campanha “Doe uma gota de leite para o bebê que não tem onde mamar”, encabeçada por Francisco Pedro Monteiro da Silva, João Ignácio do Amaral Gurgel, e Augusto da Silva Cesar e Narcizo da Silva Cezar. 
Eles alugaram um imóvel (onde hoje fica a Casa Bethânia, na Avenida Duque de Caxias) e para lá encaminhavam as mães que tinham leite para ajudar outros recém-nascidos.

Evolução

A ideia de um Banco de Leite, que salvou muitas vidas em Araraquara, evoluiu para a construção de uma Maternidade. A fundação da Maternidade Gota de Leite está registrada em ata com data de 6 de novembro de 1921
Participaram da fundação da Sociedade Gota de Leite os senhores: Dr. Eduardo de Oliveira Conz – juiz de direito, Plínio de Carvalho – prefeito municipal, Dr. Daphuis Freitas Valle – promotor público, Dr. Antonio Celso Paula Lima – delegado regional, e Dr. Frajano Machado – deputado estadual, além do Dr. Fancisco Pedro Monteiro da Silva, Capitão Antônio Lourenço Correa, professor Augusto da Silva Cezar, Dr. Aureliano Mendonça, professor Dorival Alves e professor Nelson de Carvalho. 
A pedra fundamental do edifício para a Maternidade e Gota de Leite foi lançada em 24 de setembro de 1922, quando teve início a construção do prédio, na Rua Carlos Gomes esquina com a Avenida Duque de Caxias, e a conclusão deu-se em 1928. A cerimônia oficial de inauguração foi realizada em 1929. 
Em 1936 foi lançada a pedra fundamental para a construção de um anexo ao prédio da Maternidade, porque nessa época o espaço já se mostrava insuficiente para atender à demanda. A conclusão do anexo deu-se somente em 1993.