Francanos batem Bauru, em casa, sobem na classificação e respiram na briga pelos playoffs
08/03/2012 - 02h37
O Vivo/Franca deu uma prévia do que será a festa do Jogo das Estrelas, nesta quinta-feira (8). No Ginásio Pedrocão, que será palco do evento do final de semana, os francanos receberam o Itabom/Bauru e saíram com uma importante vitória, por 87 a 80. O resultado fez com que o time do técnico Hélio Rubens respirasse na briga por uma vaga nos playoffs e subisse uma posição na tabela - agora é o décimo colocado.
O cestinha da partida foi o armador bauruense Larry Taylor, que saiu de quadra com 28 pontos, além de sete rebotes. Seu companheiro de equipe, o pivô Jeff Agba, conseguiu um duplo-duplo, com 14 pontos e 12 rebotes, mas o bom desempenho da dupla não foi suficiente. Pelo time da casa, o sérvio Ivanovic foi o cestinha, com 16 pontos, seguido de Helinho, com 14 e Márcio, com 13.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Franca começou melhor na partida, apoiado pela torcida que compareceu ao Pedrocão. O armador Helinho comandou a arrancada francana no primeiro quarto com oito pontos e duas assistências, e contou com a boa contribuição de Basden e Ivanovic, que anotaram seis pontos cada.
Os donos da casa abriram 27 a 19 nos dez minutos iniciais e a vantagem só não foi maior pois Bauru estava com Larry Taylor inspirado. O norte-americano anotou 11 pontos e manteve os visitantes no jogo.
Depois foi a vez de Fischer comandar a reação de Bauru. Após anotar dois pontos no primeiro quarto, ele anotou mais 11 antes do intervalo, com direito a três arremessos certeiros de longa distância. E foi em um deles que os visitantes viraram, a 4:15 do intervalo, 38 a 36. Logo em seguida, Eddie Basden empatou a partida em uma bandeja e as duas equipes passaram a se alternar na liderança. No intervalo, o placar de 47 a 47 representava o equilíbrio da partida.
Na volta do intervalo, as defesas prevaleceram sobre os ataques. Com o jogo mais truncado, o placar da parcial foi de 15 a 13 a favor dos francanos.
A decisão ficou para o último período, quando o grupo francano mostrou força.
Helinho, Sowell e Ivanovic lideraram a equipe, que abriu vantagem. Os donos da casa ainda seguraram as investidas do rival, que vieram principalmente com o pivô Andrezão nos minutos finais, mas que não foram suficientes para tirar a diferença.
"A cada partida o time vem entrosando, vem crescendo de produção e tudo isso é fruto de um trabalho. Todos nós estamos nos cobrando o tempo inteiro. Agora é pensar na Liga Sorocabana, para continuar evoluindo na tabela", disse o armador e capitão de Franca, Helinho.
O Vivo/Franca volta a quadra na segunda-feira, dia 12, quando enfrenta a Liga Sorocabana, no Pedrocão. Já o Itabom/Bauru joga na terça-feira, fora de casa, contra o Pinheiros/SKY. Depois, os bauruenses disputam a primeira fase da Liga das Américas, de 16 a 18 de março.