AFE vence o Velo e retorna ao G8 da Série A2

Ferroviária chega à quarta vitória consecutiva na Arena; torcida comemora presença do time na zona de classificação do Estadual

08/03/2012 - 02h58

Uma vitória para dar moral e projetar a Ferroviária rumo à classificação para a segunda fase do Paulista da Série A2. A torcida presente na Arena da Fonte comemorou o quarto triunfo consecutivo da AFE em seus domínios, ao vencer o Velo Clube por 2 a 0, em duelo válido pela 12ª rodada do Estadual. Mas do que isso, a nação grená festejou o retorno do time à zona de classificação, em jogo marcado pelo empenho e força de vontade dos afeanos. Tatuí marcou para a equipe grená aos 28 minutos do primeiro tempo e Daniel ampliou o marcador aos 44 minutos da etapa complementar.
Com o resultado o time de Araraquara alcançou os 22 pontos, aparecendo agora na sétima colocação, enquanto clube rio-clarense ficou estagnado com 17, caindo para a 12º posição. Os comandados do técnico Ito Roque têm novo compromisso agendado para o domingo, às 10h, em São José do Rio Preto, diante do América, ao passo que o Velo Clube irá receber em seu estádio, no mesmo dia, porém, às 16h, a representação do União Barbarense.  Curiosamente, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira conduziu a partida sem aplicar um único cartão amarelo. A Ferroviária volta atuar em casa, no próximo dia 14 (quarta-feira), às 20h, quando o adversário será o Rio Claro. 


Primeira etapa movimentada

Precisando do resultado positivo para voltar ao grupo dos oito primeiros colocados, assim que a bola rolou, o time araraquarense tomou a iniciativa do jogo. Usando o fator campo como diferencial, a equipe grená procurou o domínio das ações logo no começo da partida, mas o Velo, com um grande contingente de marcadores, tentava minar o setor criativo da AFE. Aos nove minutos, Tatuí cobrou falta da esquerda na área rio-clarense, contudo a defesa conseguiu afastar o perigo. O time visitante respondeu no lance seguinte, ocasião em que o atacante Luciano chutou rasteiro da intermediaria para a tranquila intervenção de Everton no centro do gol.
Aos 18, Jobinho desceu com a bola dominada pela direita, alçou para Fabrício Carvalho, que no embate com a defesa do Galo Vermelho foi impedido de concluir a gol. Na marca dos 20 minutos cravados, o Velo Clube criou a primeira grande chance de gol: Vinicius recebeu na ponta esquerda, chutou cruzado, e no desvio de Eder Paulista a bola bateu no poste esquerdo defendido guarnecido pelo goleiro afeano.
Aos 26 minutos, após passe de Piovesan, Fabinho acertou um petardo defendido no reflexo por Everton. A Locomotiva puxou contra-ataque pela direita e após cruzamento de Lucas Silva, Fabrício Carvalho subiu junto com a zaga e por pouco o defensor Ernando não assinalou gol contra.
Porém, na sequência, o Velo Clube não conseguiu conter a pressão grená. Aos 28, Jobinho caiu mais uma vez pela direita, ergueu a cabeça e fez cruzamento sob medida para Tatuí, que subiu mais que os zagueiros adversários, golpeando de cabeça no canto esquerdo do goleiro Rodrigo, que nada pode fazer. Êxtase da nação afeana na Arena: Ferroviária: 1 a 0.
O confronto continuou movimentando, com a equipe de Rio Claro tentando algumas investidas ao ataque, todavia sem qualidade nas finalizações. A Locomotiva seguiu criando jogadas pelas beiradas do campo, buscando o jogo aéreo com o artilheiro Fabrício Carvalho, contudo o placar da primeira etapa não foi mais movimentado.  


Segundo tempo

Ferroviária e Velo Clube entraram para segunda etapa com as mesmas equipes e o jogo recomeçou com a mesma paridade que terminou o primeiro tempo. Na marca dos quatro minutos, Piovesan cruzou da direita e por pouco Éder Paulista, de cabeça, não empatou o confronto para os visitantes.  Aos 10 minutos, Piovensan cobrou falta e o goleiro Everton realizou a intervenção sem dar rebote. 
Aos 16, o técnico Ito Roque precisou fazer a primeira alteração na equipe. Ainda sem o ritmo de jogo ideal, Tatuí deu lugar ao atacante Tiago Marques. O time de Araraquara controlou o jogo nos dez minutos seguintes, e aos 26, Fabrício Carvalho recebeu de costas, e girou chutando, mas a bola ganhou a linha de fundo. Bastante acionado na partida, aos 26 minutos, o atacante Jobinho saiu para a entrada de Daniel.
Aos 28, Tiago Marques recebeu na lateral esquerda, conduziu a bola até a linha de fundo, cruzou rasteiro para Fabrício Carvalho, que no momento do arremate, foi pressionado pela zaga do Galo Vermelho. No contra-ataque, o Velo Clube conseguiu uma falta na entrada da grande aérea. Piovesan cobrou, a bola resvalou na barreira, e Everton se esticou todo para promover a defesa, antes da atitude faltosa do atacante Reginaldo. Aos 41, o Velo Clube desperdiçou grande oportunidade de igualar o placar.
Alex Cambalhota se projetou pela intermediaria, e observando a passagem de Piovesan pela esquerda, fez o passe por cima, para o camisa 10, que pegou de bate-pronto, porém, a bola não ganhou a direção do gol. 
Com o adversário se lançando ao ataque, a Ferroviária aproveitava os contra-ataques.
Aos 44, Daniel recebeu passe pelo meio, dominou a bola e com categoria bateu por cima do goleiro, dando números finais ao marcador e garantindo o retorno da Locomotiva ao G8 do Paulista da Série A2: Placar final: Ferroviária 2 a 0.  
Para o zagueiro Daniel Melo, que fez sua estreia pelo time grená, a aplicação e comprometimento do grupo culminou com o resultado positivo. “O adversário veio com uma proposta defensiva e tentou complicar, mas o time fez uso dos seus pontos fortes, para conseguir a vitória e retornar ao G8”, analisou o defensor afeano. Na ótica do volante Vanderson, a equipe soube neutralizar as qualidades do Velo Clube, e colocou em prática o que vem sendo desenvolvido nos treinamentos. “Sabíamos que não haveria facilitações, porém, entramos focados na conquista dos três pontos. 
Valeu pelo esforço de todos e seguimos firmes na briga pela classificação”, pontuou.    


Ficha Técnica

Ferroviária 2X0 Velo Clube

Data: 07.03.2012

Local: Arena da Fonte, em Araraquara, SP

Horário: 20 horas

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (árbitro), Wellington Bragantim Caetano (assistente 1), Klelson da Costa Pires (assistente 2) e Rafael Emilio Acerra (quarto árbitro)

Gols: Tatuí, aos 28’/1T (Ferroviária) e Daniel aos 44’/2T (Ferroviária)

Público: 1.432 pagantes

Renda: R$ 16.860,00

Ferroviária: Everton; Lucas Silva, Rafael Dias, Daniel Melo e Alex Kazumba (Emerson); Júlio César, Wanderson, Bruno e Tatuí (Tiago Marques); Fabrício Carvalho e Jobinho (Daniel). Técnico: Ito Roque

Velo Clube: Rodrigo; Casão (Fernandinho), Ernando, João Paulo e Vinicius; Denis, Eder Paulista, Fabinho, Piovesan; Luciano (Alex Cambalhota) e Reginaldo (Rafinha). Técnico: João Valim