No Dia da Mulher, Suely completa dois anos como motorista de caminhão da Prefeitura

08/03/2012 - 02h59

A servidora pública municipal Suely Carmem Aparecida Zanibonio Franciosi, exatamente neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, completa dois anos como funcionária da Prefeitura de Araraquara. Ela ocupa o volante de um caminhão de grande porte, uma atividade basicamente dominada pelo sexo masculino.   Atualmente, ela é a única mulher na Prefeitura a dirigir um caminhão que transporta vários tipos de cargas no cotidiano público, em um universo de cerca de 160 motoristas homens.
Dizendo sentir-se à vontade neste meio “e muito feliz por atuar na Prefeitura em Araraquara”, e dirigir um caminhão basculante de cinco marchas, Suely afirma não sofrer nenhum tipo de preconceito. 
Natural de Monte Alto (SP), casada e mãe de dois filhos, Suely dá um recado especial para as mulheres brasileiras: “vão em frente com seus sonhos, aceitem desafios e mostrem toda a sua força e capacidade”. 
Ela conta que antes de ser chamada para atuar na Prefeitura, após ser aprovada em concurso público, atuou por quatro anos dirigindo um ‘treminhão’, ou caminhão de oito marchas, de carroceria tripla, para transportar cana de açúcar das plantações até a Usina Nardini, próximo a Monte Alto.
Outra coincidência que marca a trajetória de Suely Franciosi como motorista de caminhão: foi exatamente num dia 8 de março (de 2007) que ela fez o teste, e foi aprovada, para atuar na usina, antes de vir para Araraquara, convocada pelo governo do prefeito Marcelo Barbieri.  
“Tem mais: tudo que aprendi como motorista devo ao meu marido (Rodrigo Franciosi), que me ajudou a realizar este sonho”, acrescenta Suely.  

Time nota dez

Segundo Dorival Campanini, coordenador do Centralizado (órgão da Secretaria Municipal de Administração), a Prefeitura contabiliza mais três motoristas em seu quadro de pessoal, pilotando carros menores. 
Márcia Regina Silva dos Santos atua no Pronto Socorro do Melhado; Maria Júlia Corrêa, no Posto de Saúde do Jardim Paulistano; e Maria Cristina da Silva, na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 
Também na CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) existem atualmente quatro mulheres motoristas de ônibus atuando no transporte público do município.