Gota de Leite é inaugurada em Araraquara

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram o evento; prefeito lançou o Programa Mãe Araraquarense, que incentiva o Pré-Natal

09/03/2012 - 03h39

Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o prefeito Marcelo Barbieri presenteou a população e, especialmente, as mulheres de Araraquara, com a inauguração da nova Maternidade Gota de Leite -Irene Siqueira Alves “Vovó Mocinha”.
O prefeito também lançou o programa Mãe Araraquarense, que garante o vale transporte gratuito às gestantes para as consultas e exames do pré-natal. O projeto foi uma sugestão do Conselho Municipal das Mulheres, presidido por Edna Martins.
“A Gota de Leite nasce como um espaço adequado para gerar vidas. Moderna, irá aliar a tecnologia com o que existe de mais especial no atendimento à saúde, que é o acolhimento, afeto e humanização”, afirmou o prefeito.
Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram o evento, que vai ficar marcado na história de Araraquara como uma das solenidades públicas mais concorridas já realizadas no município, e também por registrar uma grande mobilização da população da cidade a favor de um projeto.
“É muito importante para a mulher, principalmente a gestante, por isso estou muito feliz com a decisão do prefeito Marcelo. Meu filho nascerá aqui”, afirmou a dona de casa Márcia Cristina Dea, moradora no Jardim Altos de Pinheiros II, nascida na Gota de Leite.
A Maternidade totalmente reestruturada conta com três salas de parto, centro cirúrgico, alojamentos conjugados para mãe e recém-nascidos, salas de exames, consultórios, lactário, berçário, elevadores, além de UTIs neonatal, materna e outras dependências.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), destacou as melhorias realizadas na administração do prefeito Marcelo por toda a cidade e todos os setores, especialmente na saúde com a retomada da Gota de Leite. “Desde o primeiro dia, as futuras mães terão respeito, qualidade, amor e incentivo ao parto normal”, disse.
O deputado estadual, Roberto Massafera, também ressaltou a importância da Gota para a cidade e reafirmou a necessidade do trabalho em conjunto para garantir o bom andamento do hospital.

Futuro
O retorno da Maternidade Gota de Leite era um pedido das mulheres de Araraquara e um compromisso do prefeito Marcelo Barbieri ao assumir a Prefeitura, e que segundo a secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, constava do plano de ação para a saúde, traçado pelo prefeito Marcelo desde que assumiu o Executivo, em 2009.
“A Gota, agora, se torna realidade em razão do sonho do prefeito Marcelo. Hoje, começamos a transição da Maternidade Santa Casa para a Maternidade Vovó Mocinha”, discursou Dra. Regina.
O objetivo da Gota de Leite a partir do seu pleno funcionamento é se credenciar como Maternidade de Alto Risco. Para isso, já conta com o Ambulatório de Saúde da Mulher, onde está instalado o Ambulatório de Gestação de Alto Risco.
Outros fatores como o incentivo ao parto normal, aleitamento materno, banco de leite também serão importantes para o credenciamento junto ao Governo Federal e para a inscrição em outros programas como a Rede Cegonha, Mãe Canguru e Hospital Amigo da Criança, salientou o superintendente da FunGota, Anuar Lauar.
“Com o renascimento da Maternidade Gota de Leite, começamos a implantar um hospital moderno e humanizado para que se torne referência regional”, comentou o superintendente.Todas as crianças nascidas na Gota de Leite sairão do hospital já registradas, portando a certidão de nascimento. Além disso, o prefeito Marcelo anunciou que, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Grupo Mãos Generosas e Consolador darão a todas as gestantes no sétimo mês o enxoval completo para o bebê.
“Meu pedido ao Dr. Anuar é de que a Gota esteja funcionando plenamente no dia 13 de maio, Dia das Mães”, disse o prefeito, encerrando seu discurso.
Marcelo agradeceu todas as autoridades presentes e destacou o apoio do deputado federal Dimas Ramalho na conquista de parte dos recursos para realizar esta grande obra. Após a solenidade, foram descerradas as placas, entre elas a que denomina Genaro Granata o prédio histórico da Gota de Leite, construído na década de 20.

Vovó Mocinha
A Gota de Leite, em sua reabertura, recebeu o nome Irene Siqueira Alves, conhecida como Vovó Mocinha, sogra do médico Eduardo Lauand, que por décadas comandou a Maternidade.Vovó Mocinha foi lembrada durante a cerimônia como uma mulher decidida, afetuosa e dedicada às pessoas, especialmente, às mulheres. Dudu Lauand, em sua fala, agradeceu ao prefeito Marcelo pela retomada da Maternidade, considerando esse recomeço como “um reparo ao ideal humanístico na prestação de serviços à comunidade”.