13/03/2012 - 02h19
O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, neste domingo (3), os 140 novos alunos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD) e suas famílias para a aula inaugural que marca o início das atividades na unidade no ano de 2012.
No encontro, a equipe diretiva da EMD apresentou a estrutura física e pedagógica da unidade aos alunos e familiares, além de explicar o programa e os temas que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Na cerimônia, o prefeito destacou o investimento de R$ 1,8 milhão na estrutura da escola, e a aquisição dos novos uniformes, que serão entregues gratuitamente aos estudantes. Marcelo falou ainda sobre a seriedade do projeto em Araraquara e a influência na formação complementar do aluno.
“É muito importante para o desenvolvimento da criança ter oito horas de atividades escolares por dia, entre aulas e atividades complementares. Parabéns aos pais que tomaram a iniciativa de matricular seus filhos aqui, o que fará a diferença no futuro deles e de toda a cidade", falou Marcelo. Aos novos alunos, o prefeito pediu empenho durante todos os seis anos de aulas de dança.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), ressaltou as inúmeras ações do prefeito Marcelo nestes três anos de governo em todas as áreas da administração, inclusive na Educação, que segundo ele, tem melhorado a cada dia.
“A EMD Iracema Nogueira tem qualidade de primeiro mundo e é por essa, e outras escolas mantidas pela Prefeitura, que somos referência no Estado e no País em qualidade de vida”, disse o vereador.
Boi também destacou a participação dos pais na educação dos alunos e elogiou a infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação sob a liderança do titular da Pasta, Orlando Mengatti filho (Nino).
Segundo a gestora da unidade, Vivian Ibelli Tavares, “a escola é um espaço onde a arte e a educação caminham juntas para construir a cidadania e formar pessoas conscientes. Por meio das diversas manifestações artísticas que oferecemos, o aluno aprende a ter autonomia e responsabilidade, além de incentivo à criatividade, aos hábitos cordiais, consciência e aprendizado de valores”, explicou Vivian.
Perspectivas
Para os pais dos novos alunos, a matrícula na EMD traz diferentes expectativas. “Será altamente positiva para o meu filho, que é muito interativo. Agora aprenderá a ter mais disciplina”, falou Eliana Silveira, moradora no Parque São Paulo e mãe de Tales, 8 anos.
“A expectativa é muito grande sobre o desenvolvimento como pessoa”, declarou Andressa Valério Blanco, mãe de Caio Augusto, 9 anos.
Para o pai de Karin, 9 anos, o espaço “será de fundamental importância para ela e para os demais alunos, porque ficarão mais tempo na escola aprendendo coisas boas”, disse Wanderley Schutzes Jr., morador no setor V do Jardim Selmi Dei.
“A dança como complemento é muito importante pela formação e educação. Forma um cidadão e um artista”, destacou Weber Fonseca, padrinho de Aline, 9 anos.
A EMD mantém hoje uma estrutura para atender 400 estudantes da rede pública, municipal e estadual, no período contrário ao das aulas de Ensino Fundamental. Para 2012, os alunos que receberão aulas diárias de dança contemporânea, balé clássico, sapateado, teatro, artes visuais, música e capoeira, além das oficinas de filosofia, texto, educação ambiental, relações interpessoais e informática.