Durante a solenidade, prefeito destacou o homenageado Gildo Alberto Merlos e o Circuito de Rodas de Araraquara
13/03/2012 - 02h24
O prefeito Marcelo Barbieri entregou, no domingo (11), no Circuito de Rodas do Parque Pinheirinho, a pista de autocross “Gildo Alberto Merlos – Dinho Merlos”, que a partir de agora poderá sediar várias competições estaduais da modalidade.
Totalmente remodelada, a pista passou de 800 metros para 1.700 metros de extensão.
Também foi pintada e alargada em alguns trechos, de 8 metros para até 16 metros, e toda a mão-de-obra utilizada nas melhorias foi da própria Prefeitura.
A cerimônia de entrega contou com a participação de familiares e amigos do homenageado e de diversas lideranças políticas e desportivas. O local foi palco de um Campeonato Regional de Autocrosss, disputado por 15 pilotos. Durante o evento, também foi realizada uma vistoria ténica para homologação da pista pela Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).
Segundo o prefeito, Araraquara viveu um momento histórico nesse domingo, 11 de março. “Esta solenidade homenageia uma pessoa que tinha verdadeira paixão por automobilismo, especialmente autocross”, disse Marcelo sobre o empresário Dinho Merlos, que faleceu recentemente, aos 44 anos.
“Lembrar do Dinho é homenagear a memória de alguém que amava este esporte. Tenho certeza que ele irá inspirar a todos os pilotos que irão competir nesta pista a partir de agora”, reafirmou o prefeito.
Dinho chegou a ter dois carros de autocross e a conquistar títulos em diversas competições neste esporte.
Marcelo pregou o fortalecimento “de todas as categorias dos pilotos em Araraquara” e ressaltou que quando assumiu o governo também assumiu o compromisso de concluir as obras do Circuito de Rodas “José Alberto Gonçalves – Gaeta”, em parceria com a Petrobras.
O prefeito ressaltou a entrega da pista de kart “Adalberto Cattani”, em 2010, e agora a de autocross. O complexo inclui ainda as pistas de motrocross e bicicrosss, que será entregue em breve.
Circuito nacional
Marcelo também ressaltou o apoio da Câmara Municipal e da Federação de Automobilismo de São Paulo, representada no evento por Antonio Carlos Pinotti. “A homologação da pista pela Fasp colocará Araraquara no circuito nacional por disputas em pistas de terra”, acrescentou.
O secretário de Serviços Públicos, Luiz Augusto da Silva César, enalteceu as iniciativas do prefeito Marcelo por viabilizar a pista “Dinho Merlos” e elogiou a escolha do homenageado.
Também piloto de autocrosss, Luiz foi campeão regional em 2007 e 2008, pelas categorias Tubular B (motores 1.600 refrigerados a ar) e Tubular A (motores 1.600 refrigerados a água).
Emocionado pela homenagem ao filho, o ex-vereador Gildo Merlos também destacou as realizações do prefeito Marcelo em Araraquara, em especial o incentivo ao esporte.
Para o presidente da Câmara Municipal Aluisio Braz (Boi), as ações do prefeito Marcelo no Circuito de Rodas e em todos os setores do Pinheirinho são motivos de orgulho para o município. “O Parque está totalmente aberto à população e com muita segurança. Isso sim é qualidade de vida”, resumiu o parlamentar.
Também participaram da solenidade os vereadores Elias Chediek e Jair Martinelli; o secretário de Governo Luiz Zaccarelli; o chefe de Gabinete Antonio Martins; além de outros representantes do governo; e do presidente da Liga Araraquarense de Pilotos (LAP), Nilton Gonçalves “Boca”; do presidente da Associação dos Pilotos de Autocrosss, Valdir das Neves; e do diretor de provas, Alceny José Afonso Jr. ("Batata").
O prefeito foi homenageado pela entrega da pista e também pilotou um autocrosss, seguido por Boi e Zaccarelli.
Estrutura
O Circuito de Rodas do Pinheirinho tem 175 mil metros quadrados e foi construído pela Prefeitura com o apoio da Petrobras. Em agosto de 2011, foi assinado um termo de parceria com a LAP, que permite à entidade o uso da pista do kartódromo. A Prefeitura realizou diversas melhorias no Circuito de Rodas para atender às exigências das federações de kart, moto, autocross e bicicross, dos pilotos e do público.
A Prefeitura realizou a drenagem na pista de kart, com instalação de mais de 100 metros de tubulação para captação de água pluviais; a construção de 200 metros de muro e alambrado separando o kart e o autocross, rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência, e zebras de concreto; além de pintura, plantio de grama e reparos na parte elétrica, entre outras melhorias.