14/03/2012 - 03h01
O deputado estadual Roberto Massafera participou nesta terça-feira (13) em Bauru do ato de adesão de 46 municípios ao programa Creche Escola do governo do Estado de São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e do deputado estadual Pedro Tobias.
Com apoio do deputado Roberto Massafera, sete municípios da região Central estavam entre os contemplados: Borborema, Dourado, Fernando Prestes, Ibitinga, Porto Ferreira, Rincão, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga.
“Esse é um programa voltado com ênfase nos pequenos municípios. De todas as ações do governo, nada se comprara ao cuidado com as crianças. Uma grande administração se faz com atenção aos pequenos detalhes”, comentou Roberto Massafera.
Com investimento integralmente disponibilizado pelo governo do Estado, cada creche custará cerca de R$ 1,2 milhão e terá capacidade para atender até 150 crianças. Num primeiro momento, o governo priorizou os municípios de maior vulnerabilidade social.
No ano passado, quase 167 cidades foram contempladas. Araraquara aderiu ao programa em dezembro e vai construir duas creches nos bairros Adalberto Roxo e Parque Gramado. Nos próximos dias, outros municípios também devem aderir ao programa, como é o caso de Matão.
O governo do Estado espera investir R$ 1 bilhão até o final de 2014 e construir mil unidades para educação infantil. O público-alvo do programa são crianças de 0 a 5 anos.
O Estado custeia a construção do prédio e a aquisição dos equipamentos e, em contrapartida, as Prefeituras doam os terrenos e assumem o custeio e manutenção das creches.
Modelos projetados pelo FDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) minimizam os custos de construção e manutenção do prédio. São edifícios térreos com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital.
Os edifícios também atendem aos padrões de acessibilidade e sustentabilidade, com equipamentos para aquecimento solar e redução do consumo de água e energia.