Acordo Brasil-Itália incentiva micro e pequenas empresas

Prefeituras, Sebrae-SP e universidades da região estudam ações conjuntas por desenvolvimento sustentável

14/03/2012 - 03h02

Integrantes da Itália e de seis prefeituras da região, além de Unesp, Uniara e UFSCar, debateram no último fim de semana em Araraquara detalhes do Projeto Brasil Próximo, da Região Centro Paulista do Estado de São Paulo, com investimentos italianos.
O Projeto busca orientar, também junto com o Sebrae-SP, as micro e pequenas empresas de Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Itirapina, Descalvado e Ribeirão Bonito sobre as melhores formas de gestão, produção e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o secretário executivo da Região Centro Paulista, Newton Cainelli, o encontro definiu que a partir do mês de abril será lançado o Observatório Econômico (de desenvolvimento regional) para colher dados estatísticos sobre as atividades das micro e pequenas empresas destes municípios.
A partir do cruzamento dos dados socioeconômicos será possível definir uma cadeia produtiva comum envolvendo, por exemplo, agricultura familiar, com produção de mel e de cachaça, e de produtos de metal mecânica, para o desenvolvimento das ações”, explica Newton.
Cainelli também é coordenador executivo de Indústria e Tecnologia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Prefeitura de Araraquara.  

Respaldo

Os debates do Projeto Brasil Próximo da Região Centro Paulista foram realizados nos dias 8, 9 e 10 de março, na Uniara. Ficou definido que o Observatório Econômico será instalado na própria Uniara e incluirá um site para outras informações e orientações técnicas.
Também já foi firmado um convênio em Araraquara entre a SDE e o curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp que oferece essas informações a MPEs por meio do Sistema Integrado de Respostas Técnicas (Sirt), órgão vinculado à própria Universidade.
O prefeito Marcelo Barbieri ressalta a importância do apoio às micro e pequenas empresas em Araraquara. Tanto que em 2010 sancionou a Lei Geral Municipal do Empreendedor Individual, da Empresa de Pequeno Porte e da Média Empresa, aprovada pela Câmara Municipal.
“É muito importante darmos o apoio necessário a este empreendedorismo, responsável por quase 70% dos empregos no Brasil”, ressalta o prefeito.
Newton Cainelli acrescenta que o encontro na Uniara também definiu que bolsistas contratados pelo Projeto Brasil Próximo farão os contatos com as micro e pequenas empresas para coletar as informações.
“Além das seis cidades do Projeto, micro e pequenos empresários de outros 28 municípios da região de Araraquara também poderão ser integrados para receber orientações”, explica o coordenador. 

Extensão

Participaram dos debates Maria Cristina Sampaio Lopes, assessora para Assuntos Internacionais da Secretaria Geral da Presidência da República; os italianos Gianpiero Rasimeli, Marina Sereni, Alessia Benizzi;, e Irae Sassi, respectivamente coordenador geral e gerentes do Projeto Brasil Próximo; e Giuseppe Barberi, também da Itália, coordenador técnico da Região Centro Paulista.
Também debateram o Projeto Helena Carvalho De Lorenzo, pela Uniara; Wanda Aparecida Machado Hoffmann, da UFSCar; Sérgio Azevedo Fonseca e Ricardo Bonotto, pela Unesp Araraquara; e Darlene de Oliveira Ferreira, da Unesp Rio Claro; além de Marcos Martinelli, presidente da Prohab, órgão da Prefeitura de São Carlos; e  Fábia Ruiz, assessora da Prefeitura de Descalvado.
Outras quatro regiões brasileiras, incluindo o Sul e o Nordeste, também são contempladas pelo acordo entre os dois países. A Itália financia o Brasil Próximo e as prefeituras oferecem a infraestrtura necessária para as ações práticas.