Massafera participa de repasse para novos cursos de engenharia da Unesp

15/03/2012 - 02h11

O deputado estadual Roberto Massafera participou esta semana no Palácio dos Bandeirantes, a convite do governador Geraldo Alckmin, da solenidade de assinatura de repasse de recursos para criação de 11 novos cursos de engenharia na UNESP. Com apoio do parlamentar, o Instituto de Química (IQ) de Araraquara terá 80 novas vagas em Engenharia Química (40) e de Bioprocessos (40).
No total serão 11 novos cursos distribuídos em 9 campi e mais 2,2 mil estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os novos cursos fazem parte de um programa de expansão da universidade e levou em consideração necessidades nacionais, estaduais e locais. 
A implantação considerou ainda um estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), que destacou a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil. A instalação dos cursos terá início este ano e será concluída até 2014.
O deputado Roberto Massafera apoiou o processo de ampliação dos cursos no IQ de Araraquara. Em 2009, apresentou emenda de R$ 1 milhão no orçamento do Estado. Em novembro de 2010, o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, doou uma área de 6 mil metros quadrados anexa ao campus da UNESP para abrigar os novos cursos. A própria universidade já havia adquirido outros 20 mil metros quadrados.
Em seu pronunciamento, o governador Geraldo Alckimin destacou a necessidade de melhorar a competitividade da indústria. Hoje, apenas 5% dos alunos de curso superiores brasileiros são de engenharia.
“Engenharia está na nossa vida, na nossa casa, no automóvel, na energia, na luz que a gente liga, no celular que a gente fala, está presente no mundo moderno em todas as áreas. E hoje é emprego, porque é competitividade, inovação, criação, que são as bases do desenvolvimento”, disse Alckmin.
O deputado Roberto Massafera, engenheiro de formação, comemorou o incentivo do governador. O parlamentar avalia que a expansão de cursos e do número de vagas é uma vitória para São Paulo e para o País. “Em pouco tempo esses novos profissionais estarão em condições de propor inovações tecnológicas que garantindo a continuidade do nosso desenvolvimento”, disse Massafera.


Campi da UNESP contemplados com novos cursos:

Araraquara – Eng. Bioprocessos (40 vagas) e Eng. Química (40 vagas);
Botucatu – Eng. Bioprocessos (40 vagas);
Dracena – Eng. Agronômica (40 vagas);
Itapeva – Eng. Manufatura (40 vagas);
Registro – Eng. Pesca (40 vagas);
Rosana – Eng. Energia e Recursos Renováveis (40 vagas);
São João da B.Vista - Eng. Eletrotécnica (40 vagas) e Eng. Materiais (40 vagas);
São José dos Campos – Eng. Ambiental (40 vagas);
Tupã – Eng. Biossistemas (40 vagas).