15/03/2012 - 02h12
De 16 de março a 9 de abril, a Prefeitura de Araraquara - por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - realiza as inscrições para a 10ª edição do Território da Arte de Araraquara. Neste ano, o evento provoca como conceito a Semana de Arte Moderna de 1922, movimento que redefiniu os conceitos identitários da expressão cultural brasileira e que completa 90 anos.
O Território da Arte traz como conceito os versos de “Relógio”, de Oswald de Andrade. “As coisas são. As coisas vêm. As coisas vão. As coisas. Vão e vêm. Não em vão. As horas. Vão e vêm. Não em vão". A edição 2012 terá a abertura oficial realizada no dia 08 de maio, com uma abertura itinerante no Teatro Municipal, Palacete das Rosas e Casa da Cultura.
“A edição deste ano traz à tona uma mostra de artes visuais que não só busca homenagear ícones modernistas, mas também incentivar o exercício de uma arte democrática e fundamentada na liberdade de criação. Nesta edição faremos uma homenagem ao artista Francisco Amêndola, que foi aluno e professor da Escola de Belas Artes", adianta a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade.
De acordo com a secretária, entre os objetivos do Território da Arte destacam-se: dar visibilidade à produção das artes visuais, estimular a participação de novos artistas, apresentar os diferentes segmentos e novos suportes utilizados nesta área, proporcionar ações educativas e formação de público.
O prefeito Marcelo Barbieri destaca que o Território da Arte contribui de forma efetiva para o desenvolvimento das artes visuais na cidade e região e consolidou-se como um dos eventos de artes visuais mais importantes do Estado. Ele lembra que o evento já teve a participação de várias obras de artistas importantes da história do país. “O resultado organiza a produção artística local e de outras cidades que participam do evento. Esta mostra anual que promovemos é uma referência para as artes visuais do interior do Estado de São Paulo, capaz de apresentar artistas com obras significativas, originais e representativas da potência cultural do povo brasileiro”. Inscrições - As inscrições são gratuitas e abertas a quaisquer artistas interessados, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.
As modalidades artísticas disponíveis para inscrição são: Contemporânea, Tradicional, Moderna e Perspectiva Futura. Já as categorias se dividem em: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias, Performance, Intervenção Urbana.
Cada artista poderá inscrever até três obras, em uma única modalidade e categoria. Vale destacar que as inscrições para Perspectiva Futura, são destinadas a artistas com idade entre 16 e 25 anos. Também, o artista não pode inscrever nenhuma produção artística com data anterior ao ano de 2010, e nem que já tenha participado de edições anteriores do Território da Arte.
A seleção das obras será feita por uma comissão composta pela curadoria e pelo corpo de jurados. Serão oferecidos quatro prêmios, um para cada modalidade, da seguinte forma: Arte Moderna - Prêmio Aquisição (R$ 2.000,00), Arte Tradicional - Prêmio Aquisição (R$ 2.000,00), Arte Contemporânea - Prêmio Incentivo (viagem com acompanhante), e Perspectiva Futura - Prêmio Incentivo (kit de pintura).
A ficha de inscrição, assim como o edital das inscrições, encontra-se disponível no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara. sp.gov.br) e também na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa e no Palacete da Esplanada das Rosas (sede da Secretaria Municipal da Cultura-Fundart).
Cronograma – 10º Território da Arte de Araraquara:
- Período das inscrições: de 16 de março a 09 de abril
- Resultado das obras selecionadas: 18 de abril
- Montagem: de 26 de abril a 03 de maio
- Retirada das obras não selecionadas: de 07 de maio a 08 de junho
- Abertura: 08 de maio, às 19h30
- Encerramento: 11 de junho
- Retirada das obras pelos artistas participantes: de 12 de junho a 09 de julho