Ferroviária vence e fica cada vez mais aproxima da classificação

Com 28 pontos, a equipe se manteve na 3º colocação no Paulista da Série A2

15/03/2012 - 02h21

A escrita foi mantida. Não foi dessa vez a Locomotiva descarrilou no Paulista da Série A2, jogando perante sua torcida. Pela 15º rodada do Paulista da Série A2, a Ferroviária venceu a quinta partida consecutiva em casa, ao bater o Rio Claro por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14), na Arena da Fonte. Fazendo valer o mando de campo e com o apoio maciço da nação grená, o time de Araraquara construiu sua vitória com o gol assinalados pelo atacante Fabrício Carvalho, aos 8 minutos da etapa inicial.
No que diz respeito a garantir presença na próxima fase, o resultado foi de grande valia, já que manteve a Locomotiva na terceira colocação, agora com 28 pontos, restando quatro jogos a serem disputados. Já o Galo Azul viu sua pretensão de classificação ficar distante, à medida que o clube rio-clarense permaneceu com 18 pontos, caindo parra 16ª posição.
Agora, a Ferroviária fará dois jogos consecutivos fora de casa. No sábado, às 15h, no estádio Bruno José Daniel, o time grená enfrenta o Santo André, partida que será disputada com portões fechados, ao passo que na próxima quarta-feira (21), às 19h30, a Locomotiva vai a São Bernardo do Campo, encarar o time da casa, no estádio Primeiro de Maio. O Rio Claro volta a atuar como visitante na próxima rodada, ocasião em que vai medir forças com o Rio Preto, no sábado pela manhã, às 10h, no estádio Anísio Haddad. A última apresentação da AFE em seus domínios será no dia 24 (sábado), às 18h30, diante do Grêmio Barueri.
Até o presente momento a equipe grená fez 15 partidas no certame, acumulando oito vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. A AFE segue tendo a defesa menos vazada do campeonato, com 14 gols sofridos, ao lado do Penapolense, enquanto o ataque marcou 19. Ito Roque chegou à décima partida no comando da Locomotiva, e dos 30 pontos disputados, obteve 24. 

Artilheiro deixa sua marca

Estando há duas rodadas seguidas no G8 da Série A2, a Ferroviária entrou em campo focada em acumular mais três pontos, projetando sua classificação à segunda fase do Estadual. O técnico Ito Roque mais uma vez manteve uma formação ofensiva, com Tatuí, Fabrício Carvalho e Jobinho na frente. O Rio Claro veio a Araraquara com a mesma missão, sonhando com uma vaga no quadrangular final.
As equipes se estudaram nos primeiros cinco minutos, contudo em sua primeira incursão ao campo de defesa adversário, a Locomotiva abriu o placar. Aos 8 minutos, em bela trama de Bruno, Tatuí e Felipe Blau, a bola foi impulsionada na direita para Emerson, que fez o cruzamento sob medida para a cabeçada fatal do artilheiro Fabrício Carvalho, no canto esquerdo do arqueiro Cléber: 1 a 0, Ferroviária, o nono gol do atacante no Estadual.
Na saída, o Azulão deu a resposta e assustou a plateia grená. Marcelinho, ex-meio campista afeano, recebeu a bola na entrada da área e desferiu um forte chute, contudo a bola passou sob a meta defendida por Everton. 
Forçando o jogo pelo lado direito e empurrada por sua torcida, o time de Araraquara esteve perto de ampliar o marcador na marca dos 10 minutos, em jogada similar ao gol inaugural do confronto. Emerson desceu ao ataque, observou o deslocamento de Fabrício Carvalho entre os zagueiros e, com bela visão, lançou na cabeça do artilheiro, que desviou, mas nessa feita a bola passou muito próxima da meta rio-clarense.
Sem abdicar da ofensividade, a AFE teve boa chance aos 21, através de bola parada. Bruno cobrou fechado pela esquerda, mas a zaga do Galo Azul no bate-rebate afastou o perigo. Aos 31 minutos, o técnico Fahel Júnior promoveu a primeira alteração em sua equipe, mandando a campo o atacante Richard Falcão na vaga do meio-campista Steve.
Aos 31, o meia Bruno se desvencilhou da marcação e serviu Jobinho, que experimentou da  intermediaria, mas a bola passou perto do travessão guarnecido por Cléber. Dois minutos mais tarde foi a vez de Emerson descer o sarrafo de longe, e dessa vez a torcida do Azulão presente na Arena, comemorou o fato da bola não ganhar a direção do gol.  1 a 0, placar do primeiro tempo.   

Locomotiva passa por mais uma estação

A Ferroviária voltou do vestiário com a mesma equipe que terminou a etapa inicial. A parceria entre Emerson e Fabrício Carvalho continuou rendendo frutos na etapa complementar. Aos 3 minutos, Emerson desceu em velocidade, fez o cruzamento e mesmo perdendo o tempo da bola, o vice-artilheiro da Série A2, conseguiu cabecear e a bola passou rente ao travessão do Rio Claro. Não satisfeito, dois minutos mais tarde, Carvalho recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, rente ao poste esquerdo de Cléber. Sem dar trégua para o Azulão, o time grená continuou ofensivo. Aos 8, em jogada pela direita, Jobinho entrou em velocidade em diagonal pela direita, chutou forte, e na defesa  parcial do arqueiro rio-clarense, Fabrício Carvalho mandou a bola para o fundo da rede, porém o assistente apontou impedimento.
O primeiro bom momento foi do time visitante aconteceu aos 12 minutos. Rafael Costa cobrou falta frontal, que explodiu no bico do travessão direito da meta do goleiro Everton. Sem perder tempo, a Locomotiva puxou rápido contra-ataque, Jobinho fez a assistência para o participativo Fabrício Carvalho, que tirou do goleiro, todavia a bola saiu pelo canto esquerdo e foi para a linha de fundo. 
Aos 22, Ito Roque fez a primeira alteração na Ferroviária. O meio Bruno, um dos destaques do time no duelo, deu lugar ao atacante Robson.  A partir dos 25, os anfitriões passaram a controlar mais as ações do jogo. Enquanto isso, a equipe visitante tentava   melhorar seu poder de criação. Na marca dos 35 minutos, Emerson foi acionado mais uma vez pelo seu setor. Ele alçou a bola no centro da área, mas nem Robson e tampouco Fabrício Carvalho conseguiram concluir.  
Na sequência da partida, Césinha entrou no posto de Jobinho, enquanto Daniel ocupou a vaga de Tatuí. Muito bem no jogo, Emerson fez tabela com Daniel, e arrematou contra o gol rio-clarense, aos 44 minutos. Na última grande chance da Ferroviária no confronto, Daniel ficou cara a cara com Cléber, porém o arqueiro fechou o ângulo impedindo que o placar fosse alterado. Mantendo a posse de bola no campo de ataque, a Locomotiva garantiu a quinta vitória consecutiva na Arena e a festa de sua torcida: 1 a 0, placar final.
“Prevaleceu o comprometimento do grupo. Foi um jogo complicado, mas fizemos por merecer os três pontos. Respeitamos o adversário e colocamos em prática o nosso futebol, obtendo um resultado muito importante no que diz respeito a classificação”, analisou o capitão Júlio César.
O artilheiro Fabrício Carvalho comemorou mais um triunfo da equipe na Série A2. “Felizmente o time ser portou bem. Não fomos afobados e jogamos conscientes, a fim de construir o resultado positivo. Enfrentamos empecilhos, contudo mais uma vez brindamos a presença da torcida com vitória”, analisou o vice-artilheiro do Estadual.

Ficha Técnica

Ferroviária 1X 0 Rio Claro

Data: 14.03.2012
Local: Arena da Fonte, em Araraquara, SP
Horário: 20 horas
Arbitragem: Edson Reis Pavani Junior (árbitro), Márcio Jacob (assistente 1), Everaldo Jorge da Silva (assistente 2) e Dermival Benedito Gomes (quarto árbitro)

Público: 2055 pagantes 

Renda: R$ 26.070,00    

Gols: Fabrício Carvalho, aos 8’ do 1º Tempo (Ferroviária)

Cartões amarelos: Rafael Costa, João Paulo, Richard Falcão, Nando Carandini, Lucas Madalosso (Rio Claro)

Ferroviária: Everton; Emerson, Rafael Dias, Vanderson e Alex Cazumba; Júlio César, Felipe Blau, Bruno (Robson) e Tatuí (Daniel); Fabrício Carvalho e  Jobinho (Césinha). Técnico: Ito Roque

Rio Claro: Cléber; João Paulo, Gilberto, Andresão e Éder;Lucas Madalosso, Steve (Miradinha), Nando Carandini e Marcelinho; Diego (Richard Falcão) e Rafael Costa. Técnico: Fahel Júnior