Liderando desde o início do jogo, francanos superam os cariocas e continuam crescendo no NBB. Líder Pinheiros e vice-líder São José também vencem
16/03/2012 - 04h09
O Vivo/Franca venceu, nesta quinta-feira (15), o grande clássico contra o Flamengo, em casa, por 91 a 80. Com o resultado, o time paulista chegou a sua 11ª vitória em 24 partidas (45,8% de aproveitamento), empatando com o Winner/Limeira na nona colocação. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O pivô do Franca, Vuk Ivanovic, foi o principal nome da partida, com um duplo-duplo de 24 pontos e 10 rebotes. Outro jogador que se destacou na equipe francana foi o ala norte-americano Kevin Sowell, que anotou 18 pontos, mesma pontuação dos destaques do Flamengo, o ala Duda e o pivô Chris Hayes.
"A gente está a cada dia evoluindo um pouco, mas não podemos ficar satisfeito com essa evolução. Conseguimos três vitórias consecutivas e temos que dar sequência no trabalho visando os playoffs", afirmou o pivô do Franca, Drudi.
Na ponta da tabela, o Pinheiros/SKY conseguiu mais uma vitória na corrida para assegurar a primeira colocação na fase classificatória do NBB 2011/2012. O time comandado por Claudio Mortari recebeu a Liga Sorocabana, no Ginásio Henrique Vilaboim, e contou com um segundo tempo arrasador para triunfar, 95 a 71.
O destaque da partida foi o ala Marquinhos, que anotou 25 pontos e também contribuiu com sete rebotes. Seu companheiro de equipe, o ala/armador Shamell contribuiu com 22 pontos.
"Temos que continuar jogando nesse ritmo para manter a liderança até o fim do campeonato. Agora temos mais três jogos pela frente para buscar esse objetivo", disse o ala Shamell.
Abaixo do Pinheiros vem o São José/Unimed/Vinac, que passou um grande sufoco diante do Araraquara, mas venceu por 82 a 80. Os joseenses mantiveram a segunda colocação no NBB, com 19 vitórias em 24 partidas disputadas (79,1% de aproveitamento). O pivô Murilo foi o principal destaque do São José, com um duplo-duplo de 21 pontos e 12 rebotes, e Jefferson foi o cestinha, com 23 pontos.
Mineiros vencem
Em jogo decidido no último lance, o Minas conquistou uma vitória importantíssima diante do Vila Velha/Garoto/BMG, por 73 a 72. Com o resultado, a equipe mineira, que está na décima segunda colocação, soma nove vitórias em 25 partidas (36% de aproveitamento) e mantém vivo o objetivo da classificação para a próxima fase da competição nacional.
O outro time mineiro da competição, o Unitri/Universo, conquistou uma vitória importante, em casa, diante do Tijuca/Rio de Janeiro, por 88 a 66. O resultado deixa a equipe mineira na quinta colocação, com 16 vitórias em 25 partidas (64% de aproveitamento). Os norte-americanos do Uberlândia, Robby Collum e Robert Day, foram os destaques da partida. O primeiro foi o cestinha do jogo com 19 pontos e o segundo anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes.
Fechando a rodada, o Cia do Terno/Romaço/Joinville venceu o Winner/Limeira, fora de casa, por 85 a 78, e subiu na tabela de classificação. Os catarinenses estão, agora, na oitava colocação, com uma campanha de 11 vitórias em 23 partidas (47,8%). O ala/armador do Joinville, André Goes, foi o cestinha da partida com 27 pontos, comandando a vitória dos joinvilenses.
Confira os resultados desta quinta-feira no NBB:
15/03 (quinta-feira)
Pinheiros/SKY 95 x 71 Liga Sorocabana
Vivo/Franca 91 x 80 Flamengo
Winner/Limeira 78 x 85 Cia do Terno/Romaço/Joinville
Unitri/Universo 88 x 66 Tijuca/Rio de Janeiro
Araraquara 80 x 82 São José/Unimed/Vinac
Minas Tênis Clube 73 x 72 Vila Velha/Garoto/BMG