SUPERLIGA B: Equipes duelam por vaga na final da Superliga B

17/03/2012 - 02h42

Quatro equipes entram na reta final da Superliga masculina da série B, em busca de uma vaga na elite do voleibol brasileiro. Neste sábado (17), Apav/Canoas (RS), UFC/Ceará (CE), Funvic/Midia Fone (SP) e Santo André (SP) duelarão na primeira partida da série melhor de três das semifinais. 
O primeiro confronto acontecerá às 17h30, no ginásio municipal Pedro Dell´Antonia, em Santo André, onde o time da casa receberá a Funvic/Midia Fone. Depois, às 18h, a UFC/Ceará duela com a Apav/Canoas no ginásio Poliesportivo La Salle, em Canoas. 
A expectativa entre os atletas aumenta ainda mais agora que a competição se aproxima do final. Orlando Araújo, ponteiro do Santo André, acredita que a equipe paulista terá jogos equilibrados pela frente. "A Funvic/Midia Fone estava na outra chave e só vimos alguns jogos deles pela televisão. Esperamos fazer bons jogos", destaca o ponteiro. 
O Santo André inicia a disputa da série diante de sua torcida. Para Orlando, esta é uma boa vantagem, mas não é tudo. "Precisamos ganhar dentro de quadra. O apoio da torcida em casa dá mais referência, mas é preciso ter uma boa atuação", completa o ponteiro. 
Já o UFC/Ceará começa sua série bem longe da torcida, na cidade de Canoas, região Sul do Brasil. O que poderia ser um fator negativo é encarado pela equipe como estimulante. "Viemos de resultados ruins que conseguimos reverter e conseguir a classificação. Quem joga em casa tem vantagens, mas quem é de fora tem menos responsabilidade e pode ousar mais. Queremos surpreender", afirma Victor Jorge Medeiros, ponteiro da equipe cearense. 

Marinheiros de primeira viagem 
O capitão da Funvic/Midia Fone, Reinaldo Silva, conta que o time está animado com o início da última fase da Superliga B. "É nossa estreia em uma semifinal de campeonato nacional, e estamos com uma boa expectativa", disse. O ponteiro conta, ainda, que acompanhou alguns jogos do Santo André para conhecer melhor o adversário. 
Na Apav/Canoas, sobra experiência em decisões. O ponteiro Roberto Minuzzi já participou de cinco finais na Superliga principal, foi campeão pelo Telemig Celular/Minas, na temporada 06/07, e pela Ulbra na 02/03, e, agora, tem a responsabilidade de levar o Canoas para a série A. Segundo ele, o nervosismo é o mesmo.
"Se fosse um torneio qualquer, não estaríamos tão ansiosos. Sabemos da importância da Superliga B, e a ansiedade vem da nossa vontade de fazer o time crescer e pelo voleibol gaúcho. Queremos jogar bem e ganhar em casa. Mas é preciso estarmos atentos, pois a UFC é um time com um bloqueio forte", analisa o ponteiro, eleito três temporadas consecutivas o melhor jogador de ataque da Superliga (02/03, 03/4 e 04/05). 
A segunda rodada das semifinais será no dia 21 de março e, caso a série fique empatada, a decisão pela vaga nas finais acontecerá no dia 24 de março. A final da Superliga B será realizada no dia 1 de abril, às 10h, com transmissão do Sportv. O local, a ser definido, será da equipe de melhor campanha. 

SUPERLIGA MASCULINA B
SEMIFINAIS
17.03 (SÁBADO) - Santo André x Funvic/Midia Fone, às 17h30, no ginásio Municipal Pedro Dell´Antonia, em Santo André (SP)
17.03 (SÁBADO) - Apav/Canoas x UFC/Ceará, às 18h, no ginásio Poliesportivo La Salle, em Canoas (RS)
21.03 (QUARTA-FEIRA) - UFC/Ceará x Apav/Canoas, às 19h30, no ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE)
21.03 (QUARTA-FEIRA) - Funvic/Midia Fone x Santo André, às 20h, no ginásio Esportivo Juca Moreira, em Pindamonhangaba (SP)
24.03 (SÁBADO) - Apav/Canoas x UFC/Ceará, às 18h, no Ginásio Poliesportivo La Salle, em Canoas (RS)
24.03 (SÁBADO) - Funvic/Midia Fone x Santo André, às 20h, no Ginásio Esportivo Juca Moreira, em Pindamonhangaba (SP)
FINAL
01.04 (DOMINGO) - vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2, às 10h, em local a ser definido. SPORTVESCALA DE ÁRBITROS