Caminhada no Parque Infantil celebra Dia Mundial da Síndrome de Down

Evento realizado na manhã deste domingo reuniu mais de 150 pessoas no Parque

20/03/2012 - 02h45

Cerca de 150 pessoas, entre militantes e populares, participaram na manhã do domingo (18), da caminhada para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é comemorado nesta quarta-feira (21). Organizado pelo grupo araraquarense, “Jovens e adultos com Síndrome de Down”, o evento teve como principal motivação divulgar o trabalho realizado na cidade visando a integração social dos portadores de Down. O grupo desenvolve suas atividades durante todos os dias da semana, mas atende os portadores todas as segundas-feiras na sede da Coordenadoria Especial para Pessoas com Deficiência, localizada na Rua Carvalho Filho, entre as Avenidas Espanha e Feijó.
“O espaço é cedido graciosamente pela Coordenadoria, mas não é nossa sede e, portanto, não temos como atender pessoas e interessados lá. Toda nossa estrutura vem de doações e do esforço de pessoas abnegadas e interessadas em ajudar no bom andamento dos nossos trabalhos”, explicou Luzinete Padilha Lira, mãe de uma criança portadora de Down, e uma das organizadoras do evento.
Formado há cerca de um ano, o grupo conta com 12 integrantes com idades entre 15 e 32 anos, além de atender mães e pais em busca de informações sobre o assunto. “Nossa proposta é dar apoio, viabilizar cursos e atividades aos portadores e proporcionar uma troca de experiências”, diz a educadora especial Márcia Duarte.
Membro apoiador do grupo já há meses, o vice-prefeito Valter Merlos, também esteve no evento, caminhou com os ativistas e falou aos presentes. “Tenho um sobrinho de 27 anos com Síndrome de Down, e ele é muito carinhoso, uma pessoa amorosa, uma benção para nossa família. Só quem tem um parente com Down sabe o quanto são caras essas pessoas. É nossa obrigação apoiar a integração social deles”, afirmou.
A atividade do último domingo foi a segunda nos mesmos moldes organizada pelo grupo nos últimos três meses – a primeira caminhada aconteceu em dezembro passado, como parte das atividades do Dia Internacional para pessoas com deficiência.
As ações do grupo araraquarense, “Jovens e Adultos com síndrome de Down” visam defender, sobretudo, a real inclusão social da pessoa portadora síndrome. Essa bandeira passa pelo acesso à saúde, com direito a diagnóstico e tratamento de suas necessidades neste campo, à escola inclusiva e a inserção no mercado de trabalho.
“Precisamos contar com a sensibilidade do empresariado e do governo para que possamos criar oportunidade de emprego para a pessoa com Síndrome de Down. Não vemos uma pessoa sequer no mercado de trabalho”, declarou Luzinete. “Os interessados em conhecer melhor o nosso trabalho podem nos contatar pelo telefone 33241284”, concluiu.