Há 70 anos, Maestro Tescari já previa em suas crônicas a chegada de um tempo sem barreiras para a comunicação entre as pessoas
20/03/2012 - 02h54
“A carta chegará ao destino voando pelo espaço, em poucos minutos”. Quem imaginaria que um texto publicado em jornal pelo Maestro José Tescari, nos anos 40, faria alusão ao futuro, prevendo a possibilidade da comunicação instantânea e sem intermediários.
Há dois anos a população de Araraquara vive essa realidade com a disponibilidade do acesso gratuito ao sinal de internet por meio do programa Internet Para Todos, lançado pelo prefeito Marcelo Barbieri.
“Este é um programa acima de tudo de inclusão digital e social. O Internet Para Todos permite que milhares de pessoas possam usufruir gratuitamente da rede mundial para estudar, pesquisar e se qualificar”, afirma o prefeito Marcelo.
O programa municipal cobre 95% da cidade, atingindo bairros como Selmi Dei, Jardim Indaiá, Hortênsias, Iguatemi, Yolanda Ópice, Vale do Sol, além do distrito de Bueno de Andrada.
Conectada
A auxiliar de operação e moradora do Alto de Pinheiros I, Andréia Regina de Freitas, utiliza há quase um ano a Internet Para Todos. “Comprei um computador de presente para minha filha e logo coloquei a Internet Para Todos”, comenta.
Na casa de Andréia, além dos estudos e pesquisas, a internet também aproxima a família.“Tenho mais quatro irmãos, moramos na mesma cidade, mas em bairros distantes, por isso, é muito mais fácil a comunicação via internet, pelas redes sociais. Todos nós utilizamos o sinal gratuito da Prefeitura”, explica Andréia ratificando o que já previa Maestro Tescari há 70 anos.
Assim como a família de Andreia, outras 11.100 famílias estão cadastradas no Programa Internet Para Todos, o que significa mais de 44 mil pessoas com acesso grátis à internet ou 1.200 usuários conectados simultaneamente em Araraquara.