Lançado 10º Consetrans por melhorias no trânsito

Prefeito Marcelo Barbieri ressalta importância da campanha com a rede escolar por maior conscientização sobre o tema

21/03/2012 - 02h04

Na manhã dessa terça-feira (20), o prefeito Marcelo Barbieri participou do lançamento da 10ª edição do Consetrans - Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara, em solenidade no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”.
Com realização da Prefeitura, por meio por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e sob o tema "Um trânsito mais seguro depende de você. Faça sua parte!", o concurso tem participação da rede escolar e de outras instituições da cidade.
Até o mês de setembro, todos os participantes do Consetrans, das redes de ensino municipal, estadual e particular, irão desenvolver o tema. Participam professores e alunos de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico, além de instituições para portadores de necessidades especiais, asilos e grupos da terceira idade.
O prefeito Marcelo destacou a realização do concurso, a participação das entidades, envolvendo principalmente a rede escolar, e as novidades deste ano, com a inclusão das modalidades Quadrinhos e Fotografia na campanha. “O Consetrans é fundamental na cidade, porque significa a realização de um trabalho de conscientização coletiva sobre um tema muito importante”, afirmou.
Ainda segundo Marcelo, é preciso respeitar as normas de trânsito em Araraquara e em todo o Brasil para que sejam revertidos os índices de acidentes, que matam cerca de 50 mil pessoas por ano e deixam outros milhares com sequelas irreversíveis.
“Não é mais admissível o atropelamento de pedestres, é preciso mudar os conceitos sobre as regras de trânsito e acabar com tanta imprudência e impunidade”, ressaltou o prefeito. 

Disciplina
Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, a campanha busca informar principalmente as crianças sobre a necessidade da disciplina do condutor de um veículo pela diminuição do número de acidentes.
O secretário enalteceu a grande envolvimento das entidades durante o 9º Consetrans, no ano passado, que registrou a participação de 70 instituições de Araraquara, entre escolas e entidades, e a inscrição de 1.510 trabalhos sobre o tema.
O vereador Elias Chediek elogiou a realização da campanha de conscientização na cidade e os investimentos feitos no setor pelo governo do prefeito Marcelo. “O trânsito precisa da educação como disciplina às normas para evitar os acidentes”, resumiu.
O concurso premiará os melhores trabalhos nas modalidades Cartaz, Poesia/Redação, Pintura e Colagem, Maquete, Música, Artes Plásticas e, como novidades este ano, História em Quadrinhos e Fotografia.
A proposta é também estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho de escolas, instituições e alunos. Os participantes são divididos por escolaridade e instituição para participar nas modalidades artísticas, nas categorias Individual e Duplas.
Cada instituição seleciona os melhores trabalhos, segundo critérios próprios, que se enquadrem no tema proposto. O prazo para a entrega dos trabalhos irá de 10 a 14 de setembro e o julgamento será feito por uma comissão composta por 25 convidados da SMTT. 

Calendário
Os vencedores do Consetrans serão conhecidos no dia 25 setembro e a cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para 10 de outubro, mesmo dia em que estes trabalhos serão apresentados. O regulamento do concurso está disponível no site da Prefeitura: www.araraquara. sp.go.br. 
Durante a solenidade, foram premiadas representantes das escolas públicas CEC Piaquara, CER Adelina Leite do Amaral e EMEF Hermínio Pagotto; da escola estadual João Mannoel do Amaral e da escola particular Coeducar pela maior participação dos Consetrans anteriores.
Também participaram do lançamento do 10º Consetrans, entre outras autoridades, os vereadores João Farias e Serginho Gonçalves; o comandante do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária, João Alberto Nogueira Jr.; a coordenadora de cursos do Sest/Senat, Flora Amália Pestana; e os secretários municipais Orlando Mengatti Filho (Educação), Eli Schiavi (Segurança Pública) e José Roberto Cardozo (Desenvolvimento Econômico), entre outros representantes do governo.