AFE empata no ABC e está a um passo da fase final

Locomotiva depende apenas do seu futebol para chegar ao quadrangular

22/03/2012 - 01h14

A Ferroviária está a um passo da fase final do Paulista da Série A2. No confronto direto por uma vaga na segunda etapa do Estadual, o time de Araraquara empatou com o São Bernardo, fora de casa, por 0 a 0, na noite desta quarta-feira, no estádio (21) 1º de Maio, em duelo válido pela 17ª rodada da competição.
Perante o resultado no Grande ABC, a Locomotiva caiu para a 8º colocação na tabela, com 29 pontos, contudo, o time grená continua dependendo apenas do seu futebol para rumar ao quadrangular decisivo, já que possui uma diferença de três pontos para o Grêmio Barueri, que hoje ocupa o 9º lugar, somando 26, sendo o primeiro clube fora da zona de classificação. 
Restando duas rodadas para o término da fase classificatória, uma vitória simples frente ao Barueri, no próximo sábado, às 18h30, na Arena da Fonte, consolida a presença da Ferroviária na fase decisiva da competição. O último compromisso da AFE acontecerá no dia 1 de abril (domingo), às 10 horas, diante do Red Bull, em Campinas.
Já o São Bernardo, com o empate, também alcançou os 29 pontos, aparecendo agora na 7º posição do Estadual, pelos critérios de desempate. A equipe do técnico Luciano Dias viaja até Santa Barbara D’ Oeste, no sábado, para enfrentar o União Barbarense, às 16horas, no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, no intuito de confirmar seu lugar na sequência da disputa.
Após o duelo desta noite, a Ferroviária, que realizou 17 jogos na competição, apresenta a seguinte campanha: oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Os afeanos marcaram 20 gols e sofreram 16 (saldo de 4). A defesa grená continua sendo a menos vazada da Série A2.

Movimentação
O 1º Tempo começou equilibrado, com os donos da casa tentando sufocar a Ferroviária em seu sistema defensivo através do jogo aéreo. Porém, com uma defesa bem postada, os afeanos impediram nos primeiros minutos da partida, que o São Bernardo chegasse de forma mais objetiva ao gol de Everton. Mesmo atuando fora de seus domínios, o técnico Ito Roque mandou a campo uma formação bastante ofensiva, com Tatuí, Fabrício Carvalho e Jobinho.
E foi do time de Araraquara o primeiro lance de perigo na partida. Aos sete minutos, após vacilo dos anfitriões, a bola sobrou para Bruno, que serviu rapidamente o lateral Alex Cazumba, para o arremate de fora da área, que passou rente ao travessão guarnecido pelo arqueiro Wilson Júnior. O Tigre respondeu aos 14, ocasião em que Luciano Mandi recebeu passe de Renato Peixe pela esquerda, e bateu forte e rasteiro do meio da rua, exigindo a defesa parcial do goleiro afeano. Dois minutos depois, Léo Costa cobrou escanteio da direita e o atacante Fernando Gaúcho surgiu entre a zaga, cabeceando com lucidez, mas a bola saiu à esquerda da meta grená. 
Na marca dos 30 minutos, depois de marcada a infração para AFE no setor esquerdo, Tatuí se apresentou para a cobrança, e na tentativa de buscar o ângulo do goleiro bernardense, a bola acabou subindo. Procurando fazer valer o mando de campo, o time do Grande ABC, seguiu exigindo boas intervenções do arqueiro Everton, único atleta a disputar todos os jogos pelo time na Série A2. Ele continuou mostrando o porquê da defesa afeana ser a menos vazada da competição. Aos 31, o camisa número 1 da Ferroviária, interceptou cruzamento da direita. Na sequência, depois da cobrança de falta realizada no bico esquerdo da grande área, no arrojo e na coragem, o goleiro fez a intervenção no solo, já que na batida de Luciano Mandi, a bola foi desviada em sua trajetória. 
No final da etapa inicial, a AFE teve grande oportunidade para inaugurar o marcador. O atacante Jobinho recebeu em velocidade dentro área, concluiu bem, mas o goleiro do São Bernardo saltou no canto direito, evitando o gol da Ferroviária, aos 45 minutos: 0 a 0, placar do 1º Tempo.
Lá e cá!Na etapa complementar as duas equipes voltaram dos vestiários sem mudanças. Foi da Locomotiva, o primeiro momento de perigo no 2º Tempo. Aos dois minutos, após levantamento na área, feito por Bruno em cobrança de escanteio, o zagueiro Rafael Dias subiu mais que a defesa bernardense, e cabeceou para defesa à queima-roupa de Wilson Júnior, que mandou para escanteio. Aos 10 minutos, Lucas Silva cobrou falta pela direita, e fazendo uso da boa impulsão, Fabrício Carvalho desviou de cabeça e a bola passou perto do poste direito. Aos 12, em novo escanteio, Tatuí cruzou sob medida para o capitão Júlio César que ganhou dos defensores e concluiu para defesa no reflexo de Wilson Júnior. 
Num jogo franco e aberto as chances continuaram surgindo para os dois lados. Até os 15 minutos, as duas equipes se lançaram ao ataque, visando à vantagem no placar. A primeira alteração no confronto aconteceu apenas aos 20 minutos, quando o técnico Luciano Dias, lançou o atacante Ricardinho na vaga de Fernando Gaúcho. 
Aos 28, Tatuí cobrou falta colocada pelo lado direito, próxima a grande área, e com as pontas dos dedos, o arqueiro do São Bernardo desviou para a linha de fundo. O troco dos donos da casa também ocorreu em jogada oriunda de bola parada. Léo Costa cobrou falta no centro da área, mas o goleiro Everton levou a melhor no alto. Na marca dos 30 minutos, o artilheiro Danielzinho cedeu seu posto a Daniel Pereira, enquanto o técnico Ito Roque, satisfeito com o desempenho dos seus orientados, manteve a mesma formação até os últimos minutos do confronto. A substituição na Locomotiva aconteceu apenas nos 39 minutos, quando o atacante Jobinho deixou o campo para a entrada de Robson. Ainda deu tempo do treinador araraquarense promover a entrada de Vanderson e Ricardinho, nos lugares de Júlio César e Bruno, respectivamente.   
Nos últimos cinco minutos do jogo, o Tigre se empenhou nas investidas ao ataque, enquanto a Locomotiva controlou a partida no meio-de-campo, fazendo valer o bom futebol apresentado e a importância do resultado positivo conquistado fora de casa.
O técnico Ito Roque elogiou a postura de seus orientados. “Foi uma boa partida, com os dois times jogando abertos. Enfrentamos uma equipe muito técnica, e mesmo assim não abrimos mão da ofensividade. O resultado foi importante e contamos com a presença da nossa torcida, para alcançarmos a classificação, no sábado, diante do Barueri”, destacou o treinador.
Já o zagueiro Carlinhos enfatizou a determinação de todos os jogadores. “Valeu pelo empenho e comprometimento. Criamos várias situações de gol e faltou pouco para alcançarmos a vitória. Deixamos tudo encaminhado para a classificação em nossos domínios”, pontuou o defensor.

Ficha Técnica
São Bernardo 0 x 0 Ferroviária
Local: estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo-SP
Data: 21/03/2012
Arbitragem: Marcio Henrique de Gois (árbitro); Junivan Rodrigues de Sousa (assistente 1); Márcio Dias dos Santos (assistente 2); Marcio André Moreira (quarto árbitro)
Cartões amarelos: Fernando Mineiro, Léo Costa, Dudu (São Bernardo) Tatuí e Carlinhos (Ferroviária)Público: 6.436 pagantes
Renda: R$ 64.095,00
São Bernardo: Wilson Júnior; Régis, Tiago Gasparetto, Márcio Garcia e Renato Peixe;Dudu, Bady, Luciano Mandi e Léo Costa (Raul); Fernando Gaúcho (Ricardinho) e Danielzinho (Daniel Pereira). Técnico: Luciano Dias
Ferroviária: Everton; Rafael Dias, Carlinhos e Alex Cazumba; Júlio César, Felipe Blau, Tatuí (Ricardinho) e Bruno (Vanderson); Fabrício Carvalho e Jobinho (Robson). Técnico: Ito Roque