Em partida adiada da nona rodada do returno, catarinenses superam os francanos e se mantém na oitava colocação do NBB
22/03/2012 - 01h25
Em uma partida eletrizante, o Cia do Terno/Romaço/Joinville venceu nesta quarta-feira (21) o Vivo/Franca, em casa, por 92 a 89. Com a vitória, a equipe de Santa Catarina se manteve no oitavo lugar, com uma campanha de 13 vitórias em 25 partidas (52% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala/pivô norte-americano do Joinville, Bishop, foi o principal destaque do jogo, anotando um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes. Além dele, o ala/armador André Goes e o pivô Shilton também contribuíram bem para o time da casa, com 19 e 18 pontos, respectivamente. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala Márcio, do Franca, com 23 pontos.
A equipe de Franca começou o jogo a todo vapor. Com dez pontos, o ala Márcio foi o destaque do primeiro quarto e ele liderou a equipe do interior de São Paulo a uma vantagem de 12 pontos (23 a 11).
No segundo quarto, a equipe do Sul do país voltou avassaladora. Bishop e Shilton comandaram o ótimo tempo dos joinvilenses, cada um anotando nove pontos para a equipe da casa. Com essa reação, o Joinville conseguiu a virada, 37 a 34.
Na volta do intervalo, a equipe mandante manteve o ritmo do quarto anterior, Shilton foi muito bem neste período e os joinvillenses chegaram a abrir 16 a 1. A equipe de Franca chutava bastante de 2, mas a bola parecia não querer cair. Ao longo da etapa, os alas Márcio e Sowell ajudaram a equipe visitante a se ajustar e conseguiram uma reação espetacular. Os francanos baixaram a vantagem para apenas cinco pontos (57 a 52).
O último quarto foi bastante equilibrado, nenhuma das equipes conseguiu se desprender no placar. Mas, no final do período, a equipe paulista empatou a partida em 69 a 69. Joinville chegou a abrir dois pontos, mas no final, Franca reagiu de novo e buscou o resultado (73 a 73) e a partida foi para a prorrogação.
No tempo extra, a equipe de Santa Catarina voltou um pouco melhor, se manteve a frente do placar e abriu seis pontos de diferença. Faltando doze segundos para o término, Helinho acertou uma bola de 3 pontos e diminuiu a vantagem para dois pontos, deixando a partida eletrizante. Faltando quatro segundos para o final, a equipe de Franca perdia por quatro pontos (91 a 87) e teve três lances livres para cobrar. O armador Helinho converteu dois e jogou o terceiro, propositalmente, no aro. Porém, os francanos não conseguiram o rebote para tentar a virada.
"Foi uma grande partida, Franca começou muito bem, depois conseguimos reagir. Eles conseguiram levar a partida pra prorrogação, mas no final conseguimos a vitória. Nossa equipe está de parabéns", afirmou o ala do Joinville, Audrei.