27/03/2012 - 04h04
O prefeito Marcelo Barbieri entregou, nessa segunda-feira (26), o novo barracão do Reciclando Vidas “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”. O espaço multiuso conta com salão de atividades, sanitários masculino e feminino e com acessibilidade, além de calçamento e passarela de acesso.
“Em 2009, o Reciclando Vidas era um grande desafio, mas decidimos investir no projeto e melhorá-lo. Hoje, o programa conta com uma nova estrutura, oferecendo diversos cursos para adolescentes dando a oportunidade para esses jovens aprenderem e se desenvolver”, disse o prefeito.
O Reciclando Vidas é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio das secretarias da Cultura e de Esportes e Lazer.
O programa oferece, para jovens entre 12 e 18 anos, oficinas de artesanato, breaking (dança), violão para iniciantes e violão intermediário, culinária, informática básica, web design, pintura em tela, tênis de mesa e de convivência social. Com a ampliação do espaço, mais cinco cursos passarão a ser oferecidos: teatro, taekwondo, capoeira, desenho e nutrição.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek destacou a importância do programa e parabenizou a administração por mais esse avanço na área social.
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, o novo prédio também possibilitará a ampliação de vagas. “A construção desse espaço vem ao encontro da necessidade de ampliação do Reciclando Vidas. Passaremos a oferecer mais cinco novos cursos, aumentando em mais de 100 vagas”, completou. Atualmente, são atendidos 228 adolescentes no Reciclando Vidas.
A gestora da unidade, Ana Martins Ataíde, agradeceu também aos monitores por terem entendido a proposta de trabalho do Reciclando, “que é mais do que ensinar um ofício, é formar cidadãos conscientes”.
Investimentos
O prefeito Marcelo ressaltou a parceria com a Hora Park, que destina cerca de R$ 28 mil por mês, arrecadados com o estacionamento rotativo na região central, para a Prefeitura aplicar em projetos voltados para crianças e adolescentes, como o próprio Reciclando Vidas, o Creas Girassóis e o Espaço Kaparaó.
Marcelo destacou ainda que os investimentos vão além da estrutura física. “Aumentamos muito os investimentos na Secretaria, principalmente com a contratação de profissionais”, afirmou o prefeito.
Prestigiaram o entrega do novo prédio, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; o vereador Jair Martineli; secretários municipais; José Francisco Fracasso, viúvo de Enide Fracasso; funcionários da Secretaria de Assistência Social; além de autoridades e convidados.