Chediek pede sistema de alerta para desastres naturais

Parlamentar lembra que em janeiro deste ano chuvas provocaram tragédias em Araraquara

29/03/2012 - 02h51

O vereador Elias Chediek Neto (PMDB) defende que Araraquara implante o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (Ciaden), que coleta dados brutos de estações meteorológicas e satélites, processa-os e retorna a informação para a região definida. Ele encaminhará indicação ao Executivo com a sugestão.
As informações coletadas pelo Ciaden podem ser acessadas pela internet e as pessoas cadastradas e em faixa de perigo, recebem mensagens de alertas em seus celulares e email. O sistema facilita a atuação da Defesa Civil e outros órgãos em casos de tempestades, ocorrências de raios e alagamentos, por exemplo. 
Na manhã de segunda-feira, 26 de março, Chediek participou de palestra sobre desastres naturais no Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (Ceama), ministrada por Edvaldo Sousa e Carlos Ferreira, especialistas do Ceama. Em abril de 2011, o parlamentar esteve em Cabrália Paulista para conhecer o Ciaden, implantado naquela cidade pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 
De acordo com o parlamentar, a palestra desta semana teve como objetivo apresentar dados dos estudos realizados no Japão sobre desastres naturais e as soluções aplicadas para cada caso, fazendo uma comparação com acontecimentos ocorridos no Brasil. Chediek lembra que em janeiro deste ano Araraquara vivenciou episódios trágicos devido às fortes chuvas.  Também estiveram também presentes, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); o secretário do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho; e, o secretário de Obras, Valter Rosatto. Para Barbieri, Araraquara se ressente da falta de preparo coletivo em relação aos desastres naturais. Segundo ele, “é necessário ampliar ações ambientais que envolvam toda sociedade”.
Reis destacou a importância de projetos voltados a este setor e anunciou antemão, parceria com a Faculdade Logatti na elaboração de um projeto que visa o mapeamento das áreas de risco da cidade de Araraquara. O fortalecimento da educação ambiental tanto nas escolas como na sociedade, também foi um dos pontos destacados na palestra.