30/03/2012 - 02h09
O projeto Recital das 10 inicia a edição 2012 neste sábado (31), às 10 horas da manhã, com música de muita qualidade, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. A programação apresenta na primeira parte: o Coral Professor Lysanias de Oliveira Campos, com regência de Erlenne Jensen Dokkedal; na segunda parte apresenta-se um Quarteto de Cordas, formado por Adawana Muniz (violoncelo), Alan Zampolo (violino), Ariel Torres (violino), e Thayna Bonacorsi (viola). Realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o projeto tem entrada gratuita.
O Recital das 10 é um projeto criado em 2009, e tem sido um espaço importante para a execução da música clássica. Nestes três anos o projeto contou com apresentações memoráveis de artistas da cidade, da região e também de São Paulo. “Os concertos nas manhãs de sábado além de proporcionarem um momento para se ouvir boa música, também o promovem o conhecimento sobre as obras e artistas apresentados", comenta a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade.
O projeto Recital das 10 apresenta música erudita todo último sábado do mês na Casa da Cultura, com músicos convidados. A programação tem um enfoque variado e caráter didático, onde cada participante apresenta o programa e explica sobre o compositor ou o período histórico em que a música foi composta. O programa busca a formação de novas platéias e, também, incentivar novos instrumentistas profissionais, aproximando grandes obras clássicas da população. Programação - A primeira parte do programa apresenta o Coral Lysanias, que completa 26 anos de atividades no próximo dia 24 de abril. A história do grupo vem de longe, pois tem um trabalho fruto da continuidade de outro coral - este pioneiro no interior do Estado - desenvolvido pelo Prof. Lysanias, em 1944. A regência desde o início está a cargo da professora Erlenne Jensen Dokkedal.
Os integrantes do coral se dividem nos naipes: sopranos, contraltos, tenores, e baixos. O repertório é variado e composto por músicas sacras, populares, folclóricas e também coros de ópera.
Os ensaios acontecem às quartas-feiras, às 19h30, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa e são abertos a interessados em geral.
A segunda parte do Recital das 10 traz um Quarteto de Cordas, cuja formação se deve à Orquestra Jovem de Araraquara, formada por músicos estudantes, com o objetivo de facilitar o acesso do público à música.
O Quarteto tem em sua formação: Adawana Muniz (violoncelo), Alan Zampolo (violino), Ariel Torres (violino), e Thayna Bonacorsi (viola).
O repertório do grupo apresenta obras menos conhecidas do grande público, tanto dos séculos passados como também obras contemporâneas, com foco em trilhas sonoras de filmes e música popular brasileira.
Vale destacar que o músico Ariel Torres (violino) iniciou seus estudos em música em 2006, com o Projeto Guri de Araraquara, sendo um dos primeiros alunos inscritos. Posteriormente, ingressou no Conservatório de Tatuí, pólo avançado de São José do Rio Pardo, em 2009. Participou da Orquestra Filarmônica Uniara e, atualmente, é integrante da Camerata
Araraquara e da Orquestra Filarmônica Uniara
Adawana Muniz (violoncelo) teve sua iniciação musical em Votuporanga, com aulas de canto coral e violino. A artista passou pelo Projeto Guri de Araraquara, atuou na Orquestra Fillarmônica Uniara, e na Camerata da Musica na Escola (Votuporanga). Hoje, atua como 1ª violocelista da Camerata Araraquara.
Thayna Bonacorsi (viola) começou na música com aulas particulares e também ingressou no Projeto Guri de Araraquara, e hoje atua junto a Camerata Araraquara, tendo aulas com o regente Luciano Lopes.
O músico Alan Zampolo (violino) iniciou seus estudos musicais aos 7 anos.
Quando jovem, teve aulas na Tom Jobim EMESP, em São Pauloe na FUNDART (Fundação das Artes de São Caetano do Sul). O músico já participou como violinista em várias orquestras. Participou também como músico acompanhante de vários artistas como Eliete Negreiros, Édson Cordeiro, Vanessa Barum, Roberto Carlos, Cristian e Half e outros.
Hoje Alan atua como professor de violino, viola e regente da Orquestra Jovem da Escola Livre de Música Maestro João Sepe, em São Carlos , além de ser o 1º Violino da Orquestra Experimental da Uniara e também violinista da empresa JZ Eventos.