30/03/2012 - 02h20
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Zi Barbieri, participou na quarta-feira (28) do programa Horta Educativa, lançado pela presidente do Fundo Social do Estado, Lu Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O projeto tem apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
Zi Barbieri afirmou que Araraquara tem três escolas municipais do campo nos assentamentos Bela Vista, Monte Alegre e Bueno Andrada e o projeto vem ao encontro das ações do prefeito Marcelo Barbieri de incentivar a conscientização de uma melhor ocupação do solo com hortas.
Durante o evento, Lu Alckmin, explicou que “o projeto começou com em uma creche ao lado do Palácio Bandeirantes e outra na Casa de Solidariedade II, quando as crianças tiveram aulas teóricas e práticas. Os alunos plantaram, cultivaram e passaram a comer as hortaliças, inclusive em suas casas. Com os resultados positivos resolvemos expandir o projeto para 100 municípios”.
A implantação em Araraquara se dará por meio de convênio. O município indicará uma escola pública que tenha o espaço adequado, com acesso à água potável e energia solar. O Fundo Social repassará o Kit Horta (ferramentas + sementes) e o material didático, e a Secretaria da Agricultura capacitará o educador e o cuidador da Horta.
O objetivo é estimular a Educação Ambiental, Nutricional e a Valorização do Meio Rural via Horticultura, abrangendo crianças de 04 a 08 anos (idade em que estão formando o paladar). A estratégia pedagógica conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família.“Com a Horta Educativa pretendemos melhorar a alimentação das nossas crianças e reduzir o índice de doenças, como obesidade e diabetes”, ressaltou Lu Alckmin.
(Fonte: Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo)