Oficina oferece sensibilização corporal para improvisação e composição na dança

Atividade faz parte do Núcleo de Formação da Casa da Cultura

30/03/2012 - 02h32

Bailarinos, atores e interessados no trabalho corporal têm a oportunidade de participar do curso “Sensibilização corporal para improvisação e composição na dança”, oferecido no Núcleo de Formação da Casa da Cultura, com realização da Secretaria Municipal de Cultura.
Ministrado pela bailarina, pesquisadora e performer Cris Oliveira, a oficina propõe a sensibilização corporal e o refinamento da percepção, a partir do trabalho com técnicas somáticas como: Yoga Tibetano e Tchi Qong, a fim de preparar o performer para improvisar na dança. 
De acordo com Cris, o Yoga Tibetano é uma prática que tem suas origens no Tantra. O foco do trabalho é a atenção à respiração alinhada à coordenação com os movimentos despertando a consciência pelo movimento. Já o Tchi Qong é uma versão adaptada para o trabalho de imobilidade e resistência, o qual enfatiza as relações entre tempo e presença cênica.
“Trabalharemos também com a técnica dos Viewpoints, como ferramenta de composição cênica. O Viewpoints é uma filosofia transposta numa técnica para treinamento de performers, que visa a construção de conjunto e criação de movimento para o palco. É um sistema de nomes dados a certos princípios de movimento através de tempo e espaço, que constituem uma linguagem para abordar o que acontece no palco”, explica a bailarina.
Além de práticas corporais - como jogos e exercícios de flexibilidade para promover a interação e que exijam a cooperação - a oficina conta também com suporte teórico, pro meio de uma apostila. 
A ideia do curso é desenvolver um estado de atenção refinado a fim de estabelecer diálogo e interação com o outro e o meio. A busca da expressão do corpo integrado considera as particularidades de cada indivíduo a fim de desenvolver a consciência pelo movimento.
A oficina permite experimentar a imobilidade, resistência e a estruturação da verticalidade com foco na qualidade e densidade da presença na cena, assim como estudar a capacidade de auto-organização do grupo e suas possibilidades de interação e composição no espaço.
“O contato entre performer, expectador e ‘meio’ é uma troca constante de informações, e por isso é fundamental o cultivo de um estado de atenção refinado. Por isso, a prática busca que o performer esteja aberto às afecções, desenvolvendo escuta ao outro e o entorno, a fim de analisar os elementos existentes na cena (tempo, espaço, público, arquitetura, etc) a fim de definir suas ações no espaço”.
Cris complementa que, além disto, “atividades como esta promove a melhora da concentração e autoconsciência a nível individual, e o desenvolvimento de uma atitude pró-ativa nas ações que exigem colaboração em grupo”.
A oficina é oferecida para duas turmas: uma às quintas-feiras, das 16 às 18h30; e outra às sextas-feiras, das 9h30 às 12 horas. A idade mínima é de 14 anos. O valor da mensalidade é de R$ 50,00.
Cris Oliveira tem formação em Artes Cênicas, com pós graduação em Gestão Cultural. Sua experiência profissional inclui atuação na Cia. Balé de Rio Preto e Cia. Palácio das Artes (Belo Horizonte-MG), com participação em tournés internacionais pela França, Portugal, Líbano, Jordânia e Palestina.
Em 2012, Cris ministrou oficinas de dança contemporânea e improvisação no Centro de las artes de San Luís Potosí, em San Luís Potosí, no México. Entre seus prêmios, destaque para: Prêmio SIMPARC (crítica) de melhor bailarina de Minas Gerais (2005), Primeiro Prêmio Estímulo Espaço Quik (2008) contemplada para o desenvolvimento do trabalho ‘Duo Coca-cola e guaraná’, e Bolsa Pesquisa Território Minas, concedida pelo FID 2008 para desenvolvimento do documentário ‘Uma cachaça que se chama dança’.
Para conhecer mais o trabalho de Cris, acesse:  www.destilarpele.blogspot.com.br e http://5playsplus.wordpress.com .

SERVIÇO:
Inscrições abertas para o curso “Sensibilização corporal para improvisação e composição na dança”, com Cris Oliveira
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Turmas: quintas-feiras, das 16 às 18h30; e às sextas-feiras, das 9h30 às 12 horas 
Mensalidade: R$ 50,00
Informações: 3333-1159 e 3332-7420