Araraquara ganha reconhecimento do Sebrae e conquista prêmio por ações de valorização aos negócios
31/03/2012 - 01h25
O prefeito Marcelo Barbieri recebeu o Selo de Prefeito Empreendedor, durante cerimônia realizada em São Paulo, no Transamérica Expocenter, na noite de quinta-feira (29). O prêmio é concedido pelo Sebrae como forma de reconhecer e valorizar os gestores municipais que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora.
Ao todo, 91 municípios foram contemplados com o Selo, cujos gestores apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora. Foram 199 prefeitos inscritos em todo o Estado de São Paulo, número que equivale a 30,8% dos municípios paulistas.
“Esse Selo é um reconhecimento pelo trabalho comprometido que Araraquara realiza para o fomento do empreendedorismo, incentivando os pequenos empresários a formalizar seus negócios e a contribuir para o desenvolvimento da cidade com a geração de empregos e renda”, afirmou o prefeito.
Os vencedores foram anunciados durante o evento que contou com a presença do vice-governador Guilherme Afif Domingos; do presidente do Sebrae Nacional Luiz Barreto; do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; do ex-governador José Serra; do diretor superintendente do Sebrae SP Bruno Caetano, entre outras autoridades.
Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, os prefeitos incentivam o empreendedorismo nos municípios. “Já tivemos muitas conquistas com mais de R$ 2 milhões de brasileiros que acreditaram na formalização de seus negócios”, destacou.
Ações
Para fomento do ambiente empreendedor, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Araraquara abrangem diversas áreas, como a desburocratização para instalação de empresas, com a Sala do Empreendedor, criada pelo prefeito Marcelo em 2009 e já ampliada no ano passado.
Outro projeto apontado pelo Sebrae em Araraquara é a capacitação com o programa Canteiro Escola, que oferece conhecimento técnico gratuitamente e incentiva o aluno a formar seu próprio negócio. Destaque também para o trabalho de compras públicas, com foco na merenda escolar, operado através do Banco de Alimentos, que distribui hortifrutis às escolas municipais e entidades sociais.
Complementam essas ações o acesso facilitado à internet, com o programa Internet para Todos e os telecentros. Outras iniciativas da Prefeitura também contaram pontos para o município, como as novas instalações da Incubadora de Empresas entregue pelo prefeito no ano passado, e a alteração na legislação que reduziu a metragem quadrada dos terrenos para determinação das políticas de incentivo empresarial da Prefeitura.
Também a Lei Geral Municipal do Empreendedor Individual, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, aprovada em 2010, ajudam a impulsionar o ambiente adequado para a atuação dos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.