Com 93,08 pontos, prefeito Marcelo Barbieri recebe certificado e leva Prêmio Franco Montoro pelo primeiro lugar na Bacia do Tietê
02/04/2012 - 23h07
Araraquara conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Município Verde Azul. O prefeito Marcelo Barbieri recebeu a certificação, nessa segunda-feira (2), em São Paulo, em cerimônia comandada pelo governador Geraldo Alckmin. A cidade classificou-se na 13ª posição do ranking, com 93,08 pontos, saltando 12 colocações em comparação a 2010, quando ocupou a 25ª posição.
Em 2009, quando a cidade foi premiada pela primeira vez, a pontuação obtida foi 88,12, ficando na 51ª posição. Nesta edição de 2011, foram 158 cidades premiadas, num total de 485 municípios inscritos.
“Essa conquista mostra o excelente trabalho desenvolvido em Araraquara, com políticas ambientais definidas e focadas na busca por uma cidade mais sustentável e que respeita o meio ambiente”, ressaltou o prefeito Marcelo.
O programa Município Verde Azul do Governo do Estado contemplou cidades com base nas ações ambientais desenvolvidas ao longo de 2011. O projeto confere o certificado a cidades que obtiverem, no mínimo, nota 80 em quesitos ambientais, como esgoto tratado, preservação e recuperação de mata ciliar e proteção de mananciais, entre outras atribuições.
O governador Alckmin elogiou o trabalho dos municípios e destacou a importância do programa Verde Azul. “Ser prefeito não é fácil, o trabalho é árduo e as tarefas são muitas, por isso, esse reconhecimento é importante. Tenho certeza que cada morador das cidades premiadas está orgulhoso com essa conquista”, afirmou.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, comemorou a conquista e destacou que o Certificado é reflexo de uma administração séria, que se preocupa com o Meio Ambiente. “Araraquara teve um ótimo desempenho, aumentando a pontuação e colocando-se no topo do ranking do Estado em políticas ambientais”, frisou.
Franco Montoro
Assim como em 2010, Araraquara também conquistou o prêmio Franco Montoro, obtendo a maior pontuação, ou o 1º lugar, entre os 34 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré.
Esse prêmio considera as políticas ambientais desenvolvidas nos municípios para preservação da Bacia, como feito em Araraquara com a recuperação dos mananciais do Tanquinho, Chácara Flora, Córrego do Vieira, Água Branca e Ribeirão das Cruzes.
Outras ações recentes da Prefeitura contribuem para a conquista dos dois prêmios, entre elas, a inauguração do Sistema de Tratamento do Lodo da Estação de Tratamento de Esgotos do Daae, a revitalização do Ribeirão das Cruzes, a recuperação da nascente do Córrego Água Branca e a rearborização do Bosque do Botânico.
De 2009 pra cá, o índice de área verde por habitante em Araraquara passou de 34m² para 64m², bem acima do mínimo recomendado pela ONU, que é 12m².
Recursos
Durante a cerimônia, o governador Alckmin anunciou que os primeiros 50 municípios certificados já têm garantidos os recursos para investimento nas políticas ambientais. Araraquara tem reunião agendada na Secretaria Estadual do Meio Ambiente para esta quarta-feira (4) a fim de definir as ações que serão realizadas com o incentivo estadual.