Ferroviária quer ajuda da torcida contra o Audax

AFE é o único clube da A2 que não sofreu derrota em seus domínios

03/04/2012 - 03h13

Jogadores, comissão técnica e diretoria da Ferroviária já estão convocando a torcida para o primeiro jogo do quadrangular final do Campeonato Paulista da Série A2, que acontece no próximo sábado, contra o Audax, na Arena da Fonte. O fator campo e a presença maciça da nação grená irão fazer a diferença na busca do tão almejado retorno à elite do futebol paulista, após 16 anos.
A AFE terminou a fase classificatória da competição com uma marca animadora para a fase decisiva do certame: a Locomotiva não sofreu uma única derrota atuando em casa. O aproveitamento do time em seus domínios sustenta a crença de que a Ferroviária, apoiada por seus torcedores, obterá seu objetivo, que é vencer os três compromissos em seu estádio.
Na primeira fase do Estadual o time disputou nove partidas na Fonte Luminosa, tendo vencido nove e empatado duas. Empurrada pela massa afeana, a AFE disputou 27 pontos e conquistou 23. Se comparada à trajetória da equipe no Estadual de 2011, é possível mensurar o quão significativo é o desempenho da Ferroviária como mandante, no atual campeonato. Em nove partidas disputadas na Arena, no ano passado, foram apenas três vitórias, cinco derrotas e um empate, na primeira fase da competição.

Parceria que deu certo

A parceria com a torcida e o desempenho na Arena da Fonte culminou com marcas expressivas. As seis vitórias consecutivas em Araraquara igualaram a campanha do time de 1982, ocasião em que o clube ainda figurava na Série A1, além de ter batido o número de cinco triunfos consecutivos de 1957, 1968 e 2001. Além disso, a Locomotiva atingiu a maior série de resultados positivos jogando na Arena da Fonte após sua reinauguração, que ocorreu no dia 22 de outubro de 2009.
Na história do campeonato estadual, esta é a quarta maior marca da Ferroviária em seus domínios. Ainda quando o estádio se chamava Fonte Luminosa, as equipes de 1966, que disputou a Segunda Divião (atual Série A2) e a de 1993, que jogou a Série A1, alcançaram dez vitórias. Já o time de 1959 venceu 12 partidas seguidas na Primeira Divisão (atual Série A1) em seu estádio e estabeleceu um marco histórico.

Ito Roque convoca a torcida

O técnico Ito Roque e sua comissão técnica têm motivos de sobra para confiar em boas exibições de seus orientados na Arena. Sob seu comando, a equipe fez sete jogos, com seis vitórias e um empate. Ele antevê o apoio vindo das arquibancadas e o fator campo como grandes aliados na fase decisiva da competição. “Não tem segredo. Sabendo que terão respaldo da torcida durante a partida, os atletas se mantêm confiantes, seguros, e o resultado disso pôde ser visto na primeira fase. Desde já, peço à nação afeana que dê seguimento a essa tabelinha, para que juntos cheguemos à Série A1”, enfatizou o técnico araraquarense.

Artilheiro diz que astral é outro

O atacante Fabrício Carvalho é o artilheiro da Ferroviária na A2, com dez gols assinalados. O jogador pediu nesta segunda-feira para que a cidade abrace o time no quadrangular final. Na sua ótica, jogadores e torcedores estão inteiramente afinados. “É como música. Quando atuamos em casa o astral é muito positivo. Atletas e torcida estão em sintonia. Durante os noventa minutos estamos tendo o incentivo que vem das arquibancadas, e culmina com o máximo de cada um dentro de campo. Chegamos juntos até aqui, e tenho plena convicção de que vamos caminhar lado a lado com nossa torcida nesta reta final. Vencendo nossos jogos dentro de casa, estaremos dando um passo significativo na rota do acesso”, destacou.    

Grupos

Após o término da última rodada da primeira fase da Série A-2, foram definidos os grupos que formarão o Quadrangular Final, que vai consagrar os quatro times que irão disputar a Série A-1 em 2013. A Ferroviária está no Grupo 2, ao lado de Atlético de Sorocaba, Audax e União Barbarense. Já o Grupo 1 é composto por São Bernardo, Red Bull, Penapolense e Noroeste.
Separados em dois grupos de quatro, os times se enfrentam em turno e returno, onde ao final os dois primeiros colocados de cada chave ficam com o acesso. Os líderes fazem a grande final da Série A2 em duas partidas para definir o campeão de 2012. Uma reunião entre os oito classificados será realizada hoje, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) para definir a tabela de jogos.