Palestrante aponta o preconceito como a maior dificuldade para lidar com o dependente

Vereador Chediek participou de encontro que reuniu entidades, serviços públicos e voluntários

04/04/2012 - 02h32

A Rede Social de Araraquara reuniu mais uma vez entidades, serviços públicos e pessoas interessadas para uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas. O encontro ocorreu nesta terça-feira, dia 3, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e teve a participação do vereador Elias Chediek (PMDB), que representou a Câmara Municipal.
A atividade faz parte de um conjunto de ações que a Rede Social realiza na cidade, com ações na comunidade, como a que ocorreu na quarta-feira, dia 28 de março, com a palestra “Os efeitos nocivos do álcool”, realizada no Jardim das Hortênsias para os moradores da comunidade. Outras atividades são de esclarecimento e capacitação, como a desta terça-feira, como explicou a mediadora da Rede Social, Celina Cavalini Garrido, na abertura do encontro.
A palestra coube a Fábio de Carvalho Mastroianni, psicólogo formado pelo Mackenzie; especialista em Dependência de Drogas pela UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) com mestrado em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Ele atua como psicólogo clínico em consultório particular e é concursado na função de psicólogo judiciário das Varas de Infância e Juventude, e Família e Sucessões na Comarca de Araraquara-SP, além de docente do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. O tema da palestra foi “Prevenção ao uso indevido de droga – Elementos para uma discussão inicial”.
Mastroianni apontou o preconceito da sociedade como a maior dificuldade para lidar com o problema. Além disso, deixou a sugestão de que campanhas não precisariam necessariamente falar de drogas, e sim desenvolver habilidades sociais no indivíduo, oferecer suporte afetivo e valores para o convívio em sociedade, além de elevar sua autoestima, ensiná-lo a tolerar frustrações, valorizar hábitos saudáveis e ensinar-lhe disciplina. “Fortalecer a família pode ser mais importante do que trabalhar a prevenção”, destacou, mostrando que o trabalho com a família é essencial para a formação do indivíduo.
O vereador Elias Chediek entende que a Rede Social de Araraquara desempenha importante papel no fortalecimento das instituições sociais do município e estruturação para um trabalho conjunto com os serviços públicos existentes e com o voluntariado. “Essa conscientização de trabalho conjunto que a Rede Social nos proporciona é muito importante para que sejam levados os serviços adequados para o desenvolvimento social das comunidades de nossa cidade”, concluiu.