04/04/2012 - 02h39
O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, nessa terça-feira (3), o Prêmio Franco Montoro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que marca o reconhecimento do Conseg de Araraquara como um dos dez mais ativos do Estado de São Paulo, entre os 800 Consegs existentes em território paulista.
O Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária foi criado em 2002 pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança para premiar os melhores projetos idealizados por Consegs do Estado. O objetivo do prêmio é divulgar e incentivar os trabalhos dos Consegs para aprimorar a segurança pública e a qualidade de vida da comunidade.
Para o prefeito, o prêmio consolida as políticas municipais de segurança e fortalece os vínculos entre o poder público, o legislativo, a sociedade civil e as polícias civil e militar.
“Essa premiação é o reconhecimento da preocupação da administração municipal com a qualidade de vida da população. Esta semana, a cidade foi premiada pelas ações relacionadas ao meio ambiente e, agora, estamos sendo reconhecidos pela preocupação com a segurança pública”, salientou.
Marcelo citou também os coletes e os equipamentos digitais de comunicação que serão utilizados pela Guarda Civil Municipal e que serão entregues em breve.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aluizio Braz (Boi), Araraquara é hoje referência nas políticas de segurança pública. O vereador afirmou que vários projetos relacionados à qualidade de vida, como segurança e meio ambiente, tiveram a aprovação dos vereadores em votações na Câmara Municipal.
O secretário de Segurança Pública, Eli Schiavi, disse que o Conseg de Araraquara é um dos mais atuantes do Estado, graças ao poder púbico e aos membros do conselho.
Segundo Carlos Henrique de Abreu, presidente do Conseg de Araraquara, o prêmio estreita a relação entre comunidade, autoridades e as polícias civil e militar. “Hoje existe uma confiança maior da comunidade no trabalho que está sendo desenvolvido na segurança pública”, comentou.
O Prêmio Franco Montoro é assim intitulado em homenagem a André Franco Montoro, governador de São Paulo no período de 1983 a 1987, que, em 1985, assinou o decreto de criação dos Conselhos Comunitários de Segurança no Estado de São Paulo. Os conselhos foram criados a partir de experiências que existiam em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e França.
Conseg
O Conseg é formado por lideranças comunitárias em conjunto com autoridades policiais e tem como finalidade planejar ações integradas de segurança que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A função é servir como porta-voz da comunidade para as autoridades de segurança competentes, apresentando sugestões e reivindicações.
Em Araraquara, o Conseg realiza reuniões itinerantes, mensalmente ou de acordo com a demanda, em bairros da cidade, além de atuar nas escolas.
Segurança
A administração do prefeito Marcelo Barbieri realizou diversas ações na área de segurança, como a criação da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a sanção da lei que regulamenta a Atividade Delegada, que permite a contratação de policiais durante o horário de folga para prestar serviço ao município (convênio entre o Governo de São Paulo e a Prefeitura) e a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
A Prefeitura também entregou a Base Comunitária de Bueno de Andrada, firmou convênio com o Governo Federal para instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, adquiriu veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros e convênios com o Estado para a construção dos prédios do Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal, além do prédio da 1ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, entregue em 2011.