Araraquara projeta gabinete em defesa da criança e adolescente

A matéria entrará em votação na próxima semana

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/05/2011 - 03h48

O prefeito Marcelo Barbieri e o juiz da Vara da Infância e Juventude e do Idoso, Silvio Moura Sales, juntamente com o promotor Marcel Bombarda, entregaram à Câmara Municipal de Araraquara, nessa terça-feira (3), o projeto de lei que institui o Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente. 
A matéria entrará em votação na próxima semana, mas os vereadores já se mostraram sensíveis à proposta, aprovando a iniciativa de integrar ações para combater a drogadição e a criminalidade entre os jovens. 
“A iniciativa partiu do Judiciário e foi encampada pelo Executivo. Contamos com o apoio da Câmara Municipal para levar essa discussão à população, pois não existe instância mais forte na defesa dos interesses públicos do que essa Casa Democrática”, afirmou o prefeito.
O Gabinete visa promover uma atuação integrada entre vários órgãos públicos e da sociedade civil na articulação das políticas de proteção aos direitos da infância e juventude. “O Brasil é uma das maiores rotas de tráfico do mundo. O poder que as drogas exercem sobre os jovens é impressionante e Araraquara não foge a essa realidade. Não podemos ficar quietos diante dessa situação, temos que tentar estancar esse crescimento”, considerou o prefeito Marcelo Barbieri. 
Para o juiz da Vara da Infância, a necessidade de se discutir outras formas de enfrentamento a essa questão nasceu da constatação da dificuldade de articulação entre as ações. “O prefeito foi receptivo à idéia. Marcou uma reunião e ao longo dessa conversa avançamos muito. Não sei se com esse Gabinete vamos conseguir acabar com o problema, mas Araraquara vai se posicionar diante desse desafio”, salientou Moura Sales. 
O tema provocou ampla discussão no plenário da Câmara, que se comoveu com o depoimento do presidente da Casa ao relatar a situação de um familiar que acabou entrando no mundo das drogas. “Até os 17 anos meu sobrinho era um garoto exemplar. Em apenas um ano vimos a transformação que aconteceu em sua vida. Aos 18 anos ele morreu em virtude das drogas e deixou toda a família desestruturada. Nos sentimos impotentes diante dessa situação”, contou Aluisio Braz, o Boi.
“A criação do Gabiente vem ao encontro do pensamento de toda a sociedade, de que sozinho a gente não combate as drogas. O que estávamos procurando era essa união de forças. Parabéns ao prefeito pela coragem de assumir essa responsabilidade e constituir esse Gabinete que ele mesmo vai presidir”, continuou Boi. 
Para o líder do Governo na Câmara, vereador João Farias, “Araraquara dá um passo fundamental para mostrar que as autoridades querem enfrentar esse problema de frente”. 
O projeto foi apresentado ao final da Sessão Ordinária do Legislativo, nas presenças dos vereadores Tenente Santana, Elias Chediek, Lucas Grecco, Serginho Gonçalves, Dr. Lapena, Galo, Juliana Damus, Carlos Nascimento e Édio Lopes. 
O Gabinete de Gestão Integrada será constituído por um colegiado de caráter consultivo, opinativo e deliberativo, composto pelos seguintes membros: Prefeito Municipal e os titulares das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Segurança Pública, Educação, Negócios Jurídicos, Cultura, Comunicação e Governo, além de representantes do Comcriar, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Diretoria Regional de Ensino, Diretoria Regional de Assistência Social e Polícias Militar, Civil e Federal.