Uniara oficializa convênio para produção de biodiesel

Acordo foi formalizado nesta terça-feira, dia 10 de abril

11/04/2012 - 03h09

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por meio do curso de Engenharia Bioenergética, firmou nesta terça-feira, dia 10 de abril, um convênio com a Cooperativa Acácia e com a empresa Triângulo Alimentos para a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha.
O projeto, que já existe há cerca de dois anos, consiste no recolhimento do produto, seu refinamento e na posterior produção do combustível renovável.
“A participação da população é extremamente importante. Uma parte do óleo recolhido, também provindo de indústrias e do comércio alimentícios, é encaminhada à Triângulo Alimentos, de Itápolis, onde será feita a extração de impurezas. Depois, o material será utilizado no Instituto de Tecnologia - Ibiotec da Uniara para a produção do biodiesel”, explica o gestor de projetos da Acácia, David Teixeira Pinto.
Hoje são arrecadados cerca de 2 mil litros de óleo por mês. “Recolhemos de porta em porta e também de comerciantes. No entanto, é bom reforçar que utilizamos apenas os de origens animal e vegetal, nunca os de origem mineral”, aponta David.
Para o coordenador do curso de Engenharia Bioenergética, Marcelo Anhesini, o convênio foi bastante benéfico. “O projeto tem fins acadêmicos e conta com estágios que auxiliam no aprendizado e conscientização sobre seus benefícios ecológicos. Quando recebemos o material devidamente refinado pela Triângulo Alimentos, iniciamos a produção”, afirma.
Uma parcela do combustível é destinada aos próprios caminhões que fazem o recolhimento do produto. “É parte do desenvolvimento sustentável do projeto”, lembra Anhesini.
O coordenador ressalta que o curso “está buscando novos convênios, com a ideia de ter um pequeno parque de produção de combustíveis renováveis, o que será bom para o desenvolvimento científico e para a comunidade”.
Anhesini convida a comunidade para conhecer o Ibiotec. “Quem estiver interessado em marcar visitas técnicas ao local pode ligar no (16) 3301-7400”. 

Como doar o óleo

A orientação para descartar o óleo usado corretamente é colocá-lo em garrafas pet e entregá-las aos cooperados da Coleta Seletiva, juntamente com outros materiais recicláveis. O recolhimento de todo o material é de responsabilidade dos cooperados da Acácia, e é realizado em todos dos bairros, em horários já pré-determinados. “Não se deve guardar o óleo em garrafas de vidro, pois podem quebrar durante o transporte no caminhão”, destaca David.
Ele lembra que as indústrias do ramo alimentício que desejam colaborar com a doação de óleo usado devem telefonar para o (16) 3337-4564. “Neste caso, disponibilizamos bombonas de cinquenta litros e, conforme ficam cheias, nós as substituímos por outras vazias”, finaliza.