Prefeitura disponibiliza 2ª via de tributos na internet

11/04/2012 - 03h22

A Prefeitura de Araraquara amplia os serviços oferecidos pela internet à população e disponibiliza os carnês de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) fixo, Taxa de Poder de Polícia e Taxa de Publicidade no seu site (www.araraquara.sp.gov.br) para a impressão de 2ª via. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura já havia disponibilizado no site os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O ISSQN fixo é cobrado sobre serviços de empresas ou autônomos e a Taxa de Poder de Polícia incide sobre todo estabelecimento aberto. Já a Taxa de Publicidade refere-se à exploração de outdoors.
Na página da internet, o usuário contribuinte tem entre as opções imprimir o carnê completo, ou somente parcelas em aberto ou ainda, somente parcelas em aberto e não vencidas. Neste ano, a Prefeitura emitiu 5.800 carnês do ISSQN, 12.324 de taxa de policia e 128 carnês de taxa de publicidade. 
O contribuinte pode solicitar e imprimir a 2ª via do carnê de qualquer terminal com acesso à internet. Para realizar a operação, é necessário informar alguns dados e o número do carnê (que está impresso em carnês de anos anteriores).
O acesso também pode ser feito em qualquer um dos 15 Telecentros Comunitários instalados na cidade. Ainda é possível obter o carnê nos guichês de atendimento da Prefeitura e nas subprefeituras da Vila Xavier e do distrito de Bueno de Andrada.
O secretário municipal da Fazenda, Roberto Pereira, ressalta que o serviço online reduziu os problemas com a entrega dos carnês, como extravios ou mudanças de endereço. “A partir do novo sistema, notamos a diminuição do número de contribuintes que procuram atendimento na Prefeitura para a retirada da 2ª via do IPTU”, comentou.
Segundo o coordenador Tributário da Prefeitura Municipal, Milton Lopes da Silva Junior, os serviços online oferecidos deverão ser ampliados em breve. “Deveremos disponibilizar as guias do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), atestados de valor venal, consulta de débitos e certidões, entre outros”.