12/04/2012 - 02h03
Os alunos do curso Técnico em Arte Dramática – realizado numa parceria entre a Prefeitura e o SENAC-Araraquara – visitaram diversos espaços culturais na capital do Estado, São Paulo.
O roteiro implicou visitas técnicas nos seguintes espaços: Theatro Municipal de São Paulo, passando por suas instalações e arquitetura; Museu do Theatro, conhecendo seus figurinos e maquetes cenográficas; Pinacoteca do Estado e Estação Pinacoteca, onde conheceram o acervo permanente e a exposição Giacometti; Teatro Popular do Sesi, onde assistiram o espetáculo “Misterio Buffo”, de Dário Fo, com direção de Neyde Veneziano, e atuação de Domingos Montagner e Fernando Sampaio.
“De dentro do Teatro Municipal de São Paulo, tínhamos a história viva, aquela que tivemos por quase um ano e meio em lousas e mais lousas”, aponta a aluna Nara Marx. Ela lembra que na época da construção do Teatro Municipal de São Paulo, na década de 1910, éramos “meros importadores de cultura”. “Vimos o barroco, a mitologia greco-romana, artes orientais. O mármore brasileiro, o lustre italiano, a estátua alemã”, pontua Nara.
“O Brasil é tudo isso, um hibridismo de povos, influências, linguagens que formam a nação.
Víamos também a nossa formação social e a nossa divisão de classes. No teatro municipal tínhamos um país-Brasil em miniatura. Nessa viagem para além da história das artes, entendemos como a arte conta a história da vida”, finaliza Nara. Ainda na sala do Theatro Municipal de São Paulo, os alunos puderam assistir parte do ensaio da Orquestra Sinfonica, um dos corpos estáveis do Theatro.
A viagem foi realizada pela parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura/ Fundart e Senac Araraquara e os alunos foram acompanhados pelos docentes Renata Berti e Jorge Okada. "Toda a visita foi uma excelente oportunidade para o exercício do olhar estético. Os alunos do curso puderam vivenciar de maneira direta o que estudaram, estabelecendo pontes criativas com as suas próprias produções. Foi uma maratona de imersão cultural, recheada de história, artes visuais, arquitetura, literatura, música e teatro", conta Okada.
O curso Técnico em Arte Dramática é um curso profissionalizante ministrado no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. No curso, o aluno aprende técnicas de interpretação dramática que abrangem corpo, voz, composição e caracterização do personagem e história do teatro, que o capacitarão a atuar nas diversas modalidades profissionais de sua área. A carga horária é 800 horas de atividades.