13/04/2012 - 02h52
O Teatro Municipal de Araraquara recebe, até o próximo dia 28 de abril, “Os Véus, A.” - exposição de fotografias originais e documentos relacionados à obra literária homônima, de autoria de Carlos Rezende. O evento tem apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e tem entrada gratuita.
“Os Véus, A.”, segundo o autor, é um livro construído a partir de fragmentos, sonoridades, epifanias. São impressões e relatos - em forma de crônica, conto e poesia - escritos e fotografados quando visitou e viveu em cidades como Roma, Paris, Reykjavík, capital da Islândia e Veneza. “Alguns capítulos do livro têm o desdobramento em outros suportes expressivos, em outras mídias, como a fotografia e o desenho”, explica Rezende.
De acordo com o autor, que é arquiteto e artista plástico, o capítulo “Islândia” foi concebido em dois formatos: o literário, presente no livro “Os Véus, A.” e a mostra fotográfica, em cartaz no Teatro Municipal.
“No hall do Teatro está a apresentação da exposição fotográfica completa do capitulo ‘Islândia’, diversos fragmentos de textos em pranchas, além de duas provas do livro originais da capa”, explica Rezende, que conta com o patrocínio das empresas Nigro, Rodonaves e do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
Segundo Rezende, em seu livro, o texto é o resultado da conjugação dos verbos ver/ler, sugestionado por leituras de poesia e prosa contemporânea. O volume original, em duas versões de capa – uma delas especialmente confeccionada para o lançamento em Araraquara – é composto por 124 páginas de texto com cinco ilustrações em preto e branco - fotografias originais de Rezende tomadas no porto de Reykjavík, na Islândia.
Vale destacar que o livro está a venda na Livraria Machado de Assis, no Espaço Mondrian, no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) e também no estúdio do autor, pelo telefone 33376591, onde é possível também agendar visitas monitoradas, para a exposição no Teatro Municipal.
O horário de visitação do Teatro Municipal é de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.