Câmara Municipal promove através de fotos amostragem da realidade dos assentamentos

13/04/2012 - 02h55

A Câmara Municipal de Araraquara promove na terça-feira, 17, às 9,30 horas em homenagem ao Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária a abertura da Exposição Fotográfica “Revelações da Terra: os Assentamentos de Araraquara”. O início da exposição fotográfica terá como destaque a apresentação/debate do Documentário “A greve de Guariba”, que narra o processo de luta pela terra na região de Araraquara.
O Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária é marco de lembrança do Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e marcou a história do país. O massacre em 17 de Abril de 1996 deixou 19 trabalhadores rurais mortos, centenas de feridos e 69 mutilados e se tornou o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, em decreto sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (LEI 10.469/2002).
Ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), o Massacre de Carajás, no Pará é considerado como uma das ações policiais mais brutais da história recente do Brasil. Acatando ordens do então governador Almir Gabriel, participaram da operação duas tropas de militares, que abriram fogo contra famílias Sem Terra que protestavam na rodovia PA-150 para exigir a Reforma Agrária com a desapropriação de um latifúndio improdutivo.
Definiria-se nesta ação a proposta exata da Reforma Agrária, sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) que deveriam ser adquiridas pelo Governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias ao receberem os lotes “devem”, ganhar também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infraestrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso “oferecido” pelo Governo. 
Também parte da amostragem o vídeo documentário elaborado pela TV Câmara abordando o cotidiano, o trabalho do pequeno produtor rural em sua área de atuação, o campo.  O vídeo será lançado no Dia Nacional de Luta Pela Reforma Agrária e distribuído em escolas municipais.
A construção da proposta da amostragem do trabalho desenvolvimento nos assentamentos obedeceu à motivação dos assentados, vereador Édio Lopes (PT) e assessoria de Imprensa da Câmara Municipal. A Exposição ficará aberta ao público entre os dias 17 e 30 de abril de 2012, na Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 807) de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18:00.