17/04/2012 - 03h15
Nesta terça-feira (17), terá início a campanha de vacinação preventiva contra o HPV (papilomavírus humano) em Araraquara. Esta vacina não está incluída no calendário oficial do Ministério da Saúde e foi comprada com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde.
A campanha é destinada a meninas nascidas em 2001, pois a vacina preventiva funciona melhor em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram contato com o HPV.
Uma das doenças sexualmente transmitidas (DST) mais comum, a transmissão do HPV acontece através do contato direto com a pele infectada, especialmente em relações sexuais, mesmo quando não há lesões visíveis, e pode provocar lesões de pele ou mucosa, e está relacionado ao aparecimento do câncer do colo do útero. No entanto, só estará protegida quem receber as três doses contra o HPV. A segunda dose deverá ser aplicada até 30 dias após receber a primeira, e a terceira e última até 180 dias depois da primeira aplicação.
Em 2011, a campanha vacinou cerca de 900 meninas, e para este ano a expectativa é atingir a meta de 5 mil doses aplicadas nas três doses da campanha e imunizar cerca de 2 mil meninas.“É de extrema importância a aplicação das três doses da vacina. Só assim, conseguiremos garantir proteção às meninas”, destaca a médica infectologista e gerente da Vigilância Epidemiológica, Estela Maura Cirino Cappelani.
A médica ainda ressalta a importância do trabalho de prevenção. “Araraquara assume um compromisso com a saúde pública ao realizar essa campanha que ainda não foi incluída no calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde”, comenta.
As meninas aptas a receberem as doses da vacina poderão procurar a rede de posto de saúde de Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.