18/04/2012 - 02h39
O Projeto Orquestra Jovem de Araraquara – entre os dias 23 e 26 de abril - está com inscrições abertas para o seu Núcleo de Aperfeiçoamento Musical, localizado na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Correa. No dia 27 de abril será realizado o teste de seleção com os inscritos, das 14 às 17 horas. As inscrições e os testes são realizados na própria Casa da Cultura.
O Núcleo de Aperfeiçoamento tem como objetivo a formação da Orquestra Jovem de Araraquara, atualmente formado por 18 músicos, entre profissionais e estudantes de Araraquara. Este Núcleo oferece atividades com ênfase no aprimoramento técnico de músicos das áreas de: violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.
Podem se inscrever interessados de toda a região, com idade entre 12 e 24 anos. As vagas são limitadas, sendo: 5 para violino, 3 para viola, 3 para violoncelo, e 1 para contrabaixo.
Vale lembrar que o interessado em integrar o Núcleo de Aperfeiçoamento deve possuir seu próprio instrumento musical. A pré-avaliação do dia 27 irá analisar a execução de escalas maiores (com desenvoltura e boa afinação).
Depois da avaliação, os selecionados passam a ter aulas individuais com músicos profissionais da área e material técnico e pedagógico atualizado, passando por três módulos. Cada módulo possui um nível técnico e progressivo; assim ao ingressar na Orquestra o aluno terá toda base e domínio sobre seu instrumento.
A Orquestra Jovem de Araraquara é um projeto sociocultural gratuito que visa criar oportunidade para novos músicos. As aulas e atividades do programa têm a missão de contribuir para a formação e desenvolvimento humano de crianças e jovens do município. A proposta é ser a principal referência musical da cidade e região.
O Projeto Orquestra Jovem de Araraquara foi aprovado pela Lei Rouanet- PRONAC - Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e tem a realização da Associação Cultural PromoArt e o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O projeto conta com o patrocínio das seguintes empresas: Alelo, Cutrale, Lupo, Usina Santa Cruz e Quimatec.