Vereadores aprovaram requerimento de apoio à sindicância aberta pela Universidade
18/04/2012 - 02h52
A Câmara aprovou por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira, 17 de abril, requerimento de autoria do vereador Carlos Nascimento (PT) de “apoio incondicional” ao Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca que instaurou sindicância interna para localizar, identificar e punir os responsáveis por pichações racistas no campus da Unesp de Araraquara.
Para Nascimento, trata-se de um “disparate, insensatez e racismo explícito”. O parlamentar considera “lamentável esse ato intolerável” e que deve ser “condenado pela comunidade araraquarense e por todos que comungam com a boa relação humana, a fraternidade entre todos os povos e a integração da humanidade”.
Na manhã de 5 de abril de 2012, estudantes da Faculdade de Ciências e Letras visualizaram no subsolo pichação com a frase “sem cotas para os animais da África”. Nascimento lembra que “tal manifestação deplorável” objetiva atacar os estudantes africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação que oferece formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
De acordo com ele, “esse programa é uma conquista histórica, desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares”. Por isso, ele manifesta “solidariedade e disposição de parceria” nos diversos eventos em comemoração ao aniversário da África, proposto para o mês de maio próximo, quando “O Grupo União Africana” trará esse assunto em pauta para debate.
No requerimento, Nascimento solicita que seja enviada à Comissão Permanente de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente uma cópia da instauração de sindicância interna pela diretoria do campus e do relatório final da sindicância.