Fotógrafo: João Pires/LBF
05/05/2011 - 02h16
O projeto Canteiro Escola desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Araraquara e Senai qualificou mais 178 trabalhadores para a construção civil. O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou a entrega dos certificados da primeira turma de 2011 dos cursos de pedreiro assentador, pintor de obras, eletricista residencial e instalador hidráulico, em solenidade realizada na noite de terça-feira (3), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
A proposta do projeto começou a ser discutida em 2008. Durante a campanha eleitoral, o prefeito Marcelo percebeu a necessidade de levar os cursos profissionalizantes aos bairros mais distantes do Centro.
Implantado em 2009, o projeto já qualificou mais de 2.300 alunos em vários pontos da cidade, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Vale do Sol, Centro de Educação e Recreação (CER) do Jardim das Estações, Assentamento Bela Vista, CRAS do Selmi Dei e Cocisa, entre outros.
Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo observou que o mercado da construção civil está aquecido na região, com inúmeras oportunidades de empregos. “Temos importantes empreendimentos imobiliários com obras na região de Araraquara e a Subestação Araraquara 2, que emprega no momento 450 trabalhadores e deve contratar mais de 1.000 nos próximos meses, para a montagem dos equipamentos elétricos”.
“Para os eletricistas qualificados o curso mais indicado é o NR10, que permite um profissionalismo superior. A próxima turma começará no dia 16 de maio”, informou o prefeito.
“Outra parceria importante mantida entre a Prefeitura e o Senai sãos os cursos de padeiro, confeiteiro, informática, confecções, no Espaço Kaparaó, na Vila Yamada”, concluiu.
Expansão
O diretor do Senai, Paulo Sassi, afirmou que a parceria com a Prefeitura permitiu que a escola técnica expandisse os cursos profissionalizantes com sucesso em vários bairros. “Atingimos um público maior, que dificilmente iria ao ‘balcão’ de nossa escola técnica no Quitandinha”, ressaltou.
O operário Dorival Antônio de Castro, de 30 anos, recebeu o certificado de eletricista instalador residencial e contou que está começando outros dois: instalador hidráulico, da Prefeitura e Senai, e operador de empilhadeira, Sest/Senat. "Aprendi o básico de eletricista e quero me aperfeiçoar também em outras áreas para garantir um bom emprego”, afirmou.
Já a agente educacional Célia Cristina Santana Lourenço, 45 anos, pretende pintar a casa com os conhecimentos adquiridos no curso de pintor de obras. “A preparação das paredes e das tintas são importantes para um serviço com bom acabamento. Pretendo pintar a minha casa inteira”, disse a confiante Célia.
Com três anos de experiência na profissão, o pedreiro Marcos César Bizarro comentou com entusiasmo as aulas de pedreiro assentador que freqüentou no prédio do Centro Espírita Barsanulfo. “Valeu a pena o sacrifício. Aprendi a calcular o material, interpretar planta e orçamento de serviços, e passei a ter uma nova visão sobre a profissão”, explicou.
Além dos 178 alunos dos cursos da construção civil, mais 6 alunas receberam os certificados do curso profissional de cortes de cabelo, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a empresa Emy.
Nova etapa
As inscrições para novas turmas dos cursos da construção civil estão abertas nos seis CRAS - Maria Luiza, Vale do Sol, Parque São Paulo, Hortênsias, Yolanda Ópice e Selmi Dei II -, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT-PAT), na Rua Voluntários da Pátria, 2310, fone 3301-1599.
Até nesta sexta-feira (6), as inscrições podem ser feitas também na Praça Esplanada das Rosas, defronte ao Paço Municipal.
Também participaram da solenidade de formatura, na Biblioteca Municipal, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, e os secretários José Carlos Porsani (Desenvolvimento Social) e Jair Martineli (Esportes e Lazer), o gerente municipal de Projetos, Sandro Velosso, mais o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Braz; o presidente do Centro Espírita Barsanulfo, Ariovaldo César Júnior; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Sergio Melhado; e a coordenadora da Escola Emy, Priscila Silva.