Escolas do Campo realizam Memorial em Bueno de Andrada

Projeto de resgate histórico será lançado na próxima sexta-feira (6)

05/05/2011 - 02h18

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental que formam o complexo de educação na zona rural de Araraquara, EMEFs Eugenio Trovatti, Professor Hermínio Pagotto e Maria de Lourdes Silva Prado, realizam na sexta-feira (6), em Bueno de Andrada, a primeira mostra de resgate histórico das unidades, o “Memorial das Escolas do Campo de Araraquara: construindo nossas identidades”.
A iniciativa, segundo a diretora da EMEF do Campo Eugênio Trovatti, Cristiane Fontes de Oliveira, se deu no decorrer do curso de formação continuada oferecido às escolas de ensino fundamental por meio de parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), chamado Estudar Prá Valer! – EPV.
A capacitação, que começou em 2009 e segue até o final deste ano, propõe a leitura e a escrita em todas as áreas do conhecimento e incentiva a valorização do entorno da escola e da cultura local. Como produto final desta formação, o Projeto de Memorial é fomentado em todas as unidades de ensino municipais de Araraquara.
 “Nosso intuito é o resgate da história de nossas escolas e das comunidades que as cerceiam. Queremos conhecer a tradição local e a sua importância histórica para construirmos aprendizagens mais significativas aos nossos alunos”, falou Cristiane.
Segundo a equipe diretiva e pedagógica da EMEF do Campo Prof. Hermínio Pagôtto, do Assentamento Bela Vista, a criação e o desenvolvimento do Memorial é importante porque aprecia o ser humano, sua biografia e cultura. “Este trabalho resgata e valoriza os educandos e sua história, além de fortalecer e favorecer a criação dos vínculos professor-aluno/comunidade-escola, promovendo o conhecimento e o reconhecimento de todos”.
Para o professor-coordenador da Eugenio Trovatti, Julio Cesar Ribeiro da Silva, membro da organização do evento, “a exposição é também uma estratégia para evocar as memórias e mobilizar toda a comunidade em torno do Projeto de Memorial”, disse. O projeto, que será lançado por meio de uma exposição escolar que reúne trabalhos feitos por alunos e professores, além de fotografias, poesias, obras de artistas plásticos da região e intercâmbios das três escolas, ficará a disposição dos visitantes de 06 a 16 de maio no galpão de uma antiga fábrica de móveis em Bueno de Andrada, distrito de Araraquara, na Rua Alaides Fernandes, s/n (atrás da Estação Ferroviária). Os horários para visitação serão das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira.