Enquanto há chances, vamos buscar o acesso, Ito Roque

Ferroviária aposta em superação pra retal final da Série A-2

20/04/2012 - 03h36

Não é segredo para a comissão técnica e jogadores da Ferroviária que a situação do time, no que diz respeito à obtenção do acesso é complicada. Mas a aposta de todos para os últimos três jogos do clube no Paulista da Série A-2 se resume em uma palavra: superação. 
Pela abertura do returno da fase final do Estadual, a Ferroviária retorna a campo neste sábado (21), às 16 horas, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Barbara D` Oeste, para encarar o União Barbarense.  O adversário lidera o grupo 2, tendo conquistado sete pontos, enquanto a equipe araraquarense ocupa o último posto, não somando ponto.
Mesmo com os três revezes na fase decisiva do certame, os jogadores acreditam em uma vitória fora de casa, neste sábado. “Não há alternativa e temos que ganhar. Todos falam da necessidade de vencer as três partidas e da combinação de resultados. Na minha ótica, acredito que a meta deva ser pensar jogo a jogo. Ocorrendo o resultado, aí sim vamos pensar no Atlético”, analisou o atacante Fabrício Carvalho.
Segundo o técnico Ito Roque o acesso não passou a ser utopia. “O futebol é apaixonante pelo imponderável e por muitas vezes ser imprevisível. Quantos exemplos há de recuperações inesperadas?”, indagou o treinador.
Sua expectativa para os próximos três jogos é de superação. “É momento de aliar tudo, porém, o poder de superar a impressão deixada nas últimas partidas, os números, a desconfiança de todos, é jogar de forma convincente. Não foi fácil até aqui e a tendência é haver mais empecilhos. Mas num momento onde surgem teorias tão descabidas acerca do grupo, um bom futebol praticado será a melhor resposta”, pontuou o comandante grená.    

Time definido

A comissão técnica não fez mistérios e mesmo antes do apronto final, que acontece nesta sexta-feira pela manhã, na Arena da Fonte, Ito Roque já definiu os 11 titulares que vão enfrentar o União.
Sem poder contar com o lateral-direito Emerson, suspenso, o treinador contará com Lucas Silva. No sistema defensivo, Rafael Dias cumprirá a automática e mais uma vez, Wanderson será recuado para a zaga. Já no meio-de-campo, Felipe Blau, que recebeu o terceiro cartão amarelo, dará lugar a Césinha, dando assim maior mobilidade ao setor.
Chimba e Bruno ficarão com a responsabilidade da criação, ao passo que no ataque está a única dúvida de Ito, já que no treino desta tarde ele testou Ricardinho no lugar de Jobinho.
“O Wanderson atuou várias vezes como zagueiro e sempre foi muito bem. A opção pelo Césinha é porque precisamos do resultado e trata-se de um marcador com qualidade na saída de bola. Hoje, o Chimba reúne boas condições de jogo e esperamos contar com sua experiência ao lado do Bruno. No ataque vamos aguardar mais um pouco para ver quem será o companheiro de Fabrício Carvalho”, analisou o treinador.  

Leão Treze não quer perder o foco 

Quatro pontos. Esse é o número de pontos que a matemática da Série A-2 estabelece,  para o União Barbarense conquiste o acesso à Série A1 do Paulistão, em 2013. Com sete pontos em dois jogos, o time de Santa Bárbara d’Oeste lidera o grupo 02, com três pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o Audax.
O presidente Dário Furlan, satisfeito, comentou sobre a campanha da equipe na reta final da competição. “Chegamos num estágio muito bom e as coisas estão acontecendo. O empate em Araraquara não seria ruim, mas jogamos sempre buscando a vitória, com alegria e força de vontade, e a vitória aconteceu”, disse.
Para o mandatário do clube, voltar a vencer fora de casa era essencial para que a vaga pudesse ser alcançada. “Tínhamos que pontuar fora. Não queremos esperar por uma combinação de resultados”, comentou.
Para Furlan, apesar do ótimo momento, o time não pode perder o foco, que é voltar à Série A1. “Temos que buscar o acesso, que é nosso principal objetivo. Se depois disso pudermos ser campeões, iremos atrás do título também, mas a meta é subir”, concluiu.

União Barbarense X Ferroviária 

Local: estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Barbara D’ Oeste (SP)

Data: 21/05/2012

Horário: 16 horas 

Arbitragem: Fabio de Jesus Volpato Mendes (árbitro); Emerson Augusto de Carvalho (assistente 1); Alexandre Basílio Vasconcellos (assistente 2)

União Barbarense: Thiago Passos; Alex, Juliano, Renato e César; Cláudio Brito, Edílson, Paulo Santos e Melinho; Tuta e Cahiame. Técnico: Claudemir Peixoto

Ferroviária: Everton; Lucas Silva, Wanderson, Carlinhos e Alex Cazumba; Júlio César, Césinha, Daniel e Bruno; Fabrício Carvalho e Ricardinho (Jobinho). Técnico: Ito Roque