Território da Arte chega à nona edição com mais 300 obras

Abertura do evento será sexta-feira (06), às 19h30, no Teatro Municipal

05/05/2011 - 02h21

“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” – é com este conceito, de Guimarães Rosa, que o Território da Arte de Araraquara - Mostra de Artes Visuais inicia, na sexta-feira (06), a sua nona edição. A abertura do evento será realizada no Teatro Municipal, a partir das 19h30 e, em seguida, haverá com um cortejo da abertura oficial em outros espaços. Toda programação é gratuita. 
A mostra anual é uma referência para as artes visuais do interior do Estado de São Paulo, capaz de apresentar artistas que produzem uma obra significativa, original e representativa da potência cultural da produção desta  área. Realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura Fundart, o Território da Arte é dividido por modalidades artísticas e, nesta edição, homenageia a artista plástica Aracy Nogueira.
O evento reúne um total de mais de 300 obras expostas em cinco espaços culturais públicos. Na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa estará a Sala Especial Aracy Nogueira, além das obras selecionadas e artistas convidados da Arte Tradicional e Perspectiva Futura.  No mesmo espaço acontece o Território Aberto que conta com a participação das Oficinas Culturais Municipais, Escola de Dança Iracema Nogueira, Emef Eugênio Trovatti de Bueno de Andrada, Casa Transitória com o projeto Arte Rua.
Este é um espaço livre para manifestação de artistas, projetos sociais e culturais. Na Casa da Cultura também será apresentada uma exposição especial do artista Lauro Monteiro com o projeto Alumbramentos.
Espaços - O Teatro Municipal receberá os trabalhos de Arte Moderna e Arte Contemporânea com obras dos artistas selecionados e convidados. Além disso, haverá a importante exposição de dois artistas que participaram da 29ª Bienal de Arte de São Paulo: as Obras Selecionadas dos artistas Otabong Nkanga e Moshekwa Langa. A exposição da Bienal permanecerá em exposição de 06 de maio a 12 de junho.
O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria contará com um recorte da Coleção "Escola de Belas Artes" completando a homenagem a Aracy Nogueira com apresentação das obras de seus colegas contemporâneos da Escola.
A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade receberá a exposição de fotografias do Foto Clube Aracoara.
No Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva as obras de Arte Naif com 36 obras da exposição "Com Açúcar e Com Afeto" (Exposição de Arte Naif realizada numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura e SISEM – Sistema Estadual de Museus e Arquipron). 
Das mais de 300 obras em exposição, 105 delas foram selecionadas, criando oportunidade para 58 artistas apresentarem seus trabalhos. Além das obras selecionadas, complementam a mostra as intervenções urbanas, com o Graffiti do artista Pato, na Casa da Cultura; e o projeto de Aerografia de Elio Floriano, no Shopping Jaraguá.
Os espaços estarão abertos para visitas monitoradas de escolas e grupos interessados, que deverão agendar a visita nos próprios locais de interesse da exposição. Vale destacar que as obras foram selecionadas pelos seguintes profissionais: Antonio Santoro Junior (membro da Associação Internacional de Críticos de Arte e júri de diversos salões no Brasil e na Europa) e Marilena Maffei (curadora e especialista em arte italiana, diretora executiva do Annuarie de L´Art International) – nas categorias Arte Tradicional e Perspectiva Futura; e Denize Quinsler (membro do International Council of Museums, curadora e coordenadora de patrimônio e ações educativas da Casa do Pinhal, em São Carlos) e Melissa Gatti Conde (artista plástica, pós graduada no Art Institute of Chicago, crítica de arte assistente de produção no Gaudi Fashion Show de Barcelona) - nas categorias Arte Moderna e Arte Contemporânea.
O Território da Arte contribui de forma efetiva para o desenvolvimento das artes visuais na cidade e região e consolidou-se como um dos eventos de artes visuais mais importantes do Estado. Segundo Euzânia Andrade, secretária municipal da Cultura, comenta que “o objetivo é promover a visibilidade e produção das artes visuais, estimular e fomentar a produção e o mercado nesta linguagem, além de proporcionar ações educativas e formação de público. A concepção é a de valorizar a arte através das discussões, palestras e oficinas, disponibilizando os principais espaços públicos culturais do município para que a cidade tenha um pensamento voltado para essa reflexão durante todo o tempo do Território". 
Programação educativa - Além das exposições, a Secretaria da Cultura e Fundart prepararam uma série de atividades, palestras, oficinas com profissionais reconhecidos no país e no exterior, além de uma programação de filmes no projeto Cinema em Série. Todo esse trabalho tem o intuito de amplia as ações educativas em todos os projetos culturais promovidos pelas ações públicas municipais.
Todas as segundas-feiras de maio serão exibidos filmes, às 20 horas, relacionados às artes visuais, dentro da programação do Cinema em Série, na Casa da Cultura. Os filmes do programa são: “Agonia e Êxtase” (02), “Ensaio de Orquestra” (09), “O Aleijadinho” (16), “As bicicletas de Belleville” (23), E “Oscar Niemeyer: A Vida é um Sopro” (30). Entre as palestras estão: “O fazer artístico, uma reflexão sobre o artista e produção no século XXI” dia 07/05, às 9h, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, com Genny Abdelmalack, e realização das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo; “Alumbramentos: Água, Cor, Palavra” dia 18/05, às 19h, Casa da Cultura- Sala Jean Paul Sartre com a pesquisadora Luana Antunes da Costa;  “O sentido dos sentidos” - dia 31/05, às 15h, no Teatro Municipal, com Prof. Dr. João Francisco Duarte Jr. - UNICAMP, “Fronteiras: Horizontes - Devires” - dia 15/06, às 15h, no Teatro Municipal, com Profª Drª Mirian Celeste Martins - Rizoma Cultural, e o Café de investigação: 
“Paredes Pinturas” dia 20/06, às 18h, no Teatro Municipal, com a artista plástica Mônica Nador.
As atividades paralelas de intervenção serão: Performance de areiaografia com o artista plástico Elio Floriano (dias 04 e 05/05, às 10h, no Shopping Jaraguá Araraquara); Oficina de grafite com o artista plástico Pato (dia 05/05, às 14h, na área externa da Casa da Cultura); Xilomóvel - oficina itinerante de xilogravura (dia 28/05, às 10h, no Parque Infantil; e dia 04/06, às 10h, na Praça Pedro de Toledo).
Ainda, de 17 a 21/05, na Casa da Cultura, o artista plástico Lauro Monteiro, apresenta a exposição de obras desenvolvidos em técnica mista: aquarela, crayon e nanquim. A exposição tem uma parceria com o Centro de Referência Afro. Ainda, no dia 18 de maio, às 19h, Casa da Cultura, será realizado o lançamento do livro: “Pelas águas mestiças da história: uma leitura de “O outro pé da sereia de Mia Couto", obra da pesquisadora Luana com capa de Lauro Monteiro.
Neste edição, o Território da Arte realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart teve importantes parcerias que foram de grande significado para um avanço no desenvolvimento das artes visuais na cidade: Fundação Bienal, SISEM, Arquipron, AcamPortinari, Secretaria Estadual da Cultura, Shopping Jaraguá, Business Class, Livraria Nobel e Grafinew.
O IX Território da Arte de Araraquara segue até o dia 26 de junho.