Acabamento da capa asfáltica começa na próxima semana
24/04/2012 - 03h11
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado do secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, vistoriou nessa segunda-feira (23) os serviços de recapeamento asfáltico da vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, que liga Araraquara a Matão, no trecho inicial até a entrada do Assentamento Monte Alegre.
A empresa contratada pela Prefeitura conclui até o final da semana a primeira etapa da obra com o nivelamento da pista e reperfilagem da camada asfáltica com uso de fresa. Esse serviço é idêntico ao executado na manutenção das grandes rodovias do País, como Anhanguera, Washington Luís e Bandeirantes, no Estado de São Paulo.
“A obra é realizada em duas etapas, consideradas essenciais para a recuperação correta da estrada”, destacou o prefeito.
Marcelo percorreu todo o trecho de 17 quilômetros entre a rotatória do Jardim Maria Luiza até as proximidades da entrada do Assentamento Monte Alegre. O prefeito também conferiu a construção da primeira rotatória - das três programadas -, no acesso à Chácara Flora pela Avenida Antonio Carvalho Neto, nas proximidades do Clube Banespinha.
“Com duas equipes, a empresa contratada recuperou a base da vicinal e na semana que vem deve aplicar a capa final de acabamento da massa asfáltica. Teremos ainda mais duas rotatórias, sendo uma no acesso à Motuca, a 50 metros do pedágio de Bueno, e outra na altura do Recanto dos Nobres”, resumiu o prefeito.
O serviço é executado em meia faixa da rodovia, alternando os sentidos, e o material empregado é o concreto betuminoso a quente, que permite liberação imediata após a aplicação, com isso, o desvio está restrito no entorno da primeira rotatória, num trecho de 100 metros, no Jardim das Araucárias.
A obra de recuperação completa um mês e tem investimento de R$ 5,1 milhões com recursos estaduais e contrapartida da Prefeitura. A recuperação da Vicinal também cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP).