25/04/2012 - 03h30
Nesta quinta-feira 26, a partir das 18 horas, será realizado protesto cultural em resposta à pichação intolerante, racista e xenofóbica praticada no Campus da Unesp/Araraquara contra alunos africanos em intercâmbio na universidade. O caso ganhou repercussão nacional e provocou ampla indignação na sociedade.
A realização do evento tem por objetivo expressar a indignação da comunidade negra, unespiana e toda sociedade araraquarense contra o ocorrido. A proposta é um ato afirmativo de orgulho e valorização da África, da cultura negra e suas influências na formação cultural, social, política e econômica do povo brasileiro. O protesto contará com a participação de grupos da cidade como Hip Hop, Raggae, Samba, Blues, Capoeira, representantes das religiões de matrizes africanas, culinária com tapioca, acarajé e vatapá, da bateria da escola de samba Nação Quilombola, entre outros.
Segundo os organizadores do evento, a idéia é que o público também se manifeste entre as apresentações, posicionando a indignação de toda sociedade e cobrando punição para os atos expressos de intolerância, preconceito e racismo, dentro ou fora da universidade. O protesto intitulado “Contra a Intolerância e o Racismo: Cultura neles!” conta com uma página no Facebook e é apoiado pelos Centros Acadêmicos de Letras, Administração Pública, Pedagogia, Farmácia, Ciências Sociais, COMCEDIR – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara, OngFont, artistas e ativistas do movimento negro em Araraquara. O ato acontece ao lado da Cantina do Câmpus e é aberto a toda população de Araraquara.