Secretaria da Educação assume gestão da merenda escolar

26/04/2012 - 02h37

Os setores ligados à merenda escolar da Secretaria Municipal da Agricultura da Prefeitura de Araraquara passarão a ser administradas pela Secretaria Municipal da Educação a partir dessa quarta-feira (25).
A medida adotada pelo prefeito Marcelo Barbieri, e aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (24), visa aproximar as equipes que realizam todos os trâmites da merenda, incluindo o quadro de nutricionistas que fazem a tabela do cardápio das escolas, aos gestores técnicos das unidades de ensino.
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), a transferência das gerências Nutricional e de Alimentação Escolar e a de Abastecimento Institucional para a Pasta que dirige facilitará a comunicação entre as equipes, melhorando a logística e evitando que possíveis problemas com a entrega dos alimentos prejudiquem a merenda dos estudantes.
“O prefeito Marcelo Barbieri tem uma grande preocupação com a merenda escolar, exigindo dos fornecedores um padrão de primeira qualidade nos alimentos entregues às escolas. Esta transferência das gerências facilitará, entre outras coisas, a comunicação entre os setores, para que possamos estar sempre em sintonia e garantir uma resposta imediata às escolas caso ocorra qualquer problema com o fornecedor ou na entrega desse alimento às unidades”, explicou Nino.
“A alimentação correta e balanceada é parte das ações de melhoria da qualidade do ensino implantado pelo prefeito desde 2009, quando assumiu a Administração, e que hoje está em pleno desenvolvimento, pois sabemos que criança bem alimentada aprende mais e melhor”, acrescentou o secretário da Educação.
De acordo com Nino, com a implantação do Sistema Sesi de Ensino na rede municipal em 2011, a procura por vagas nas escolas aumentou em quase 30%. E para atender essa nova demanda, a Prefeitura, por meio do então secretário municipal da Agricultura, Ronaldo Napeloso, buscou mais recursos e trouxe do governo do Estado um convênio que aumentou em 60 toneladas os gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.
Segundo o vereador Napeloso, o repasse chega a 200 toneladas de alimentos oriundos do Estado. 
“Conseguimos aumentar em 42,85% este repasse que, somados aos que produzimos e compramos aqui, seguem um rigoroso controle de qualidade e rico cardápio nutricional. Esta é uma preocupação constante que reafirma o compromisso deste governo com nossos alunos e suas famílias”, afirmou o vereador.
Juntas, as gerências Nutricional e de Alimentação Escolar, e a de Abastecimento Institucional, são compostas por três técnicos em Nutrição e sete nutricionistas.
Atualmente, são atendidos pelo Programa de Merenda Escolar 38.814 alunos, distribuídos entre as escolas municipais e estaduais, sendo da Prefeitura 8.250 crianças da Educação Infantil; 7.510 do Ensino Fundamental; 1.823 do Programa de Educação Complementar e 546 do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), além de 22.445 estudantes da rede estadual.