Desde que foi inaugurado, em agosto de 2010, já foram capacitados mais de 760 profissionais em Araraquara
26/04/2012 - 02h44
O prefeito Marcelo Barbieri foi conferir, na manhã de terça-feira (24), alguns dos cursos oferecidos no Espaço Kaparaó (órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade) e realizados em parceria com o Sistema S – Senai, Sesi e Sesc – e com outras empresas e instituições de Araraquara.
Durante a visita, Marcelo conversou com alunos dos cursos de Costura Reta e Overloque, cuja duração é de 160 horas; de Confeiteiro (160 horas) e de Corte e Escova (90 horas). O Kaparaó oferece atualmente 22 títulos de cursos de capacitação e, desde que foi inaugurado, em 2010, já formou mais de 760 pessoas em Araraquara.
Durante a visita, Marcelo ouviu elogios de estudantes que ressaltaram a oportunidade de aprender uma nova profissão e disputar o mercado de trabalho. Para Josilene Andreia Gonçalves, o curso de Costura Reta e Overloque “abre várias portas do mercado”. A mesma opinião teve sua colega Fernanda Fontes, que garante estar aprofundando os conhecimentos no setor.
O prefeito Marcelo voltou a ressaltar a importância da capacitação profissional oferecida pelo Kaparaó. “O mercado de trabalho exige essa capacitação”, enfatizou Marcelo, que ressaltou a parceria com o Senai também no Projeto Canteiro Escola para a construção civil. Desde 2009, esse projeto já formou mais de 3,4 mil pessoas em Araraquara.
Referência
O instrutor do Senai do curso de Confeiteiro, Mauricio Luiz Rossi, ressaltou que Araraquara já é uma “referência regional”, pelas oportunidades de capacitação oferecidas, especialmente no Espaço Kaparaó.
O diretor do Senai Araraquara, Paulo Sassi, também ressaltou a parceria com a Prefeitura. “Além de capacitar as pessoas para o mercado do trabalho, permite a extensão dos cursos do Senai para diversos bairros da cidade”, acrescentou o diretor.
Também acompanharam a visita a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri e o responsável pelos laboratórios do Senai, Wilson Chiari, além de Carolina Amaral Perroni e Daniela Carvalho, respectivamente gerente e psicóloga do Espaço Kaparaó, e Flávia Bosso Calixto, gerente de Proteção Básica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Kaparaó fica na Avenida João Pires de Camargo, 1382, na Vila Yamada, região do Santa Angelina.
Para mais informações: e-mail espacokaparao@arara quara.sp.gov.br e telefones (16) 3324-8809 e 3336-4866.